As obras de asfaltamento e construção de uma rotatória no final da Avenida Coronel Mendes estão gerando transtornos no trânsito. Além de uma das pistas para quem sai da Coronel Mendes estar fechada, o ponto de ônibus foi inutilizando, obrigando os ônibus a passarem em um caminho mais estreito, por dentro da área próxima ao Campo da Aviação. Isso faz com que o tráfego para quem vem da região da Grande Alegria fique bastante congestionado.
– Na hora de pico fica tudo parado, depois das 17h, às 18h, por exemplo, vai até a esquina de carro. E o pessoal da guarda municipal fica só ali na obra, não desce para controlar o trânsito não – comentou a vendedora Camila Carvalho, que trabalha próximo ao local.
Seu colega, o vendedor Jorge Luis, lembrou que esse não é o único problema com a obra: “Tá um transtorno danado, muita poeira”, acrescentou.
Além dos funcionários do comércio, o problema tem afetado os moradores do local, já que, como o trânsito foi desviado e não há orientação suficiente, não é incomum ficar perdido.
– Tá meio bagunçado. Até você obter informação, saber onde entra. Também fico meio perdido com as mudanças no Centro. E tem pouco guarda para dar orientação. Agora a pouco tinha um pessoal ali que não está mais, já se deslocaram, deve ter muito pouco guarda, por isso que fica essa confusão – relatou o industriário Natalino Ribeiro Bezerra, que mora próximo ao local em que a obra está sendo realizada.
Alguns são otimistas quanto ao resultado, como a trocadora de ônibus Dulcineia Salvador: “Até arrumar vai ficar assim, mas depois vai ficar bom”, opinou. Mas o pensamento não é o mesmo para os motoristas, principalmente os de veículos grandes.
– Tá meio difícil. Hoje de manhã engarrafou tudinho, teve três acidentes e ficamos uns 25 minutos parados. Parece que alguém parou de repente e deu o acidente. Mas quero ver é depois, porque parece que vai estreitar a pista – relatou preocupado o motorista de ônibus Ednaldo M. da Costa, que, assim como aqueles que dirigem veículos grandes, precisa de pistas largas para fazer curvas.
Já implantaram 2 quebra-molas no local! É proibido quebra-molas após curvas e em locais de trânsito intenso! Até onde isso vai chegar gente? Daqui a pouco não conseguiremos engatar nem um terceira marcha mais nesta cidade. Cada quebra-molas de Resende tem um formato diferente. O novo Código Brasileiro de Trânsito de 1998, que obrigou o uso de cinto de segurança, e deu certo, também limitou drasticamente o uso de quebra-molas, através da Resolução 39 do CONTRAN, mas o que vemos em Resende é uma proliferação de quebra-molas, o que está acontecendo? Em São José dos Campos não tem quebra-molas.