Campeonato estadual de xadrez em Barra Mansa vai até o dia 16

A etapa do campeonato estadual de Xadrez, que está acontecendo em Barra Mansa pela primeira vez, vai até o dia 16.  O Festival Estadual da Criança é realizado pela prefeitura e pela Federação de Xadrez do estado do Rio de Janeiro e reúne 89 jogadores das categorias sub 8, sub 10, sub 12 e sub 14. A competição foi aberta na tarde do dia 15 e segue até o dia 16, no Centro de Lazer Feliz da Vida, no bairro Santa Rosa. Os campeões masculino e feminino de cada categoria vão representar o estado no Festival Nacional da Criança, que acontece em abril, em Foz do Iguaçu (PR).

– Temos jogadores de vários municípios do estado, como Quatis, Barra do Piraí, Três Rios, Angra dos Reis, Paraty, Rio de das Ostras e Rio de Janeiro. É o maior campeonato dos últimos dez anos: nossa expectativa era reunir 50 crianças, mas o número foi bem maior – comemorou Nilson Abrantes, coordenador do projeto de xadrez pedagógico Evoluindo Mentes, da secretaria de Educação de Barra Mansa.

O festival conta com a participação de estudantes campeões brasileiros, estaduais e regionais.

– O nível dos competidores é excelente. Teremos boas e acirradas partidas – afirmou Marcelo Einhorn, árbitro da Federação.

Um dos favoritos é o mineiro Enzo Fontes, de 11 anos. Natural de Juiz de Fora (MG), Enzo foi campeão brasileiro na categoria sub 10 no ano passado.

– Treinei bastante e espero conquistar o título na minha nova categoria – contou o estudante, que agora disputa a categoria sub 12.

Um dos destaques de Barra Mansa na competição e forte concorrente a uma das vagas no Festival Nacional é o aluno do 8º ano do CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, Gabriel Borges, de 12 anos. Morador do bairro Siderlândia, ele começou a jogar xadrez há dois anos e foi campeão absoluto regional sub 12 em 2013.

– Comecei a me interessar pelo xadrez para melhorar as notas de Matemática e hoje não vivo sem o esporte. Treino duas horas por dia e espero obter uma vaga para o festival nacional – revelou Gabriel.

O subsecretário municipal de Educação, Deyvison Silvestre, representou o prefeito Jonas Marins na abertura do evento. Ele informou que neste semestre, viaja junto com a equipe do projeto Evoluindo Mentes até Curitiba (PR) para conhecer a experiência da cidade no ensino de xadrez pedagógico.

– Curitiba é um caso de sucesso e vamos até lá para absorver experiências e trazer melhorias para o projeto de Barra Mansa. Reconhecemos todos os benefícios que o xadrez traz para a vida escolar e pretendemos ampliar o número de alunos beneficiados no município – garantiu o subsecretário.

Fonte: Prefeitura de Barra Mansa

Fotos: Gabriel Borges/PMBM

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.