Chapa 1 é reeleita para PDT de Resende

Depois de algumas horas de atraso e de muitas filas, a chapa 1 venceu a eleição do diretório do PDT de Resende, no início da noite do dia 9, e foi reeleita por mais dois anos. A disputa foi bastate acirrada, com um resultado de 53% a 47%, nesta que está sendo considerada uma das maiores de sua história. Um número considerado pela comissão eleitoral “exorbitante” de filiados compareceu às urnas e o pleito, que deveria ser encerrado às 15h seguiu até mais tarde, com pessoas em filas para escolher o presidente do partido na cidade. O presidente estadual do partido, José Bonifácio Novelino, e o deputado estadual Luis Martins coordenaram a eleição, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Resende.

Logo no início da eleição, às 9h, o atual presidente, José Antônio de Carvalho Pinto, o Totonho, que tentava a reeleição pela chapa 1, afirmava que o partido estava no “rumo certo”.

— O partido está organizado, tem a maioria do número de votos proporcionais, está em dia com a legislação eleitoral, a gente faz reunião mensal, tem o vice-prefeito da cidade. Estamos no rumo certo, então é importante continuar – avaliou Totonho.

Seu concorrente pela chapa 2, o vereador Roque Cerqueira, discordava, apontando que o partido precisa de mais independência da cidade.

— O diretório precisa mudar totalmente. O PDT é um partido em que 98% dos filiados são funcionários da prefeitura. Sou governo também, mas o partido precisa ser mais independente, criar uma sede, já que as reuniões são feitas na casa do atual presidente com sete ou oito pessoas, precisa prestar contas – enumerou o vereador.

Durante todo o período do pleito, a participação dos filiados tem sido aguerrida, com uso de camisas, distribuição de panfletos, faixas próximo ao local de votação e enormes filas para votar. À tarde, algumas confusões ameaçaram acontecer entre integrantes das duas chapas, mas nada que deslegitimasse a eleição. Para Bonifácio, é uma movimentação normal em diretórios com mais de uma chapa concorrente.

— Sempre que tem mais de uma chapa é assim, no diretório passado também foi e eu também estive aqui participando da eleição. É sempre bem democrática e isso fortalece o partido, envolve um maior número de filiados. Diferente de outros partidos que fazem eleição em mesa de bar, temos essa tradição em Resende com bastante presença de filiados e opinião pública. Toda concorrência com mais de uma chapa a participação é maior mesmo, quando é uma chapa só o pessoal nem se mobiliza muito – analisou o presidente estadual do partido.

Após a divulgação dos resultados, Totonho repetiu a fala da manhã sobre estar no rumo certo: “Essa é a reeleição do trabalho, mostra que estamos no rumo certo”, resumiu, acrescentando que o partido ainda não sabe se lançará candidatos a deputado para as eleições de 2014 e que isso só será conversado durante as convenções de junho.

Mesmo não tendo vencido, Roque também percebeu o pleito como positivo, já que quase 600 filiados participaram dele.

– A eleição foi maravilhosa e muitas pessoas votaram comigo também, tanto que a diferença entre as dua chapas foi de apenas 23 votos, mas infelizmente o quadro político foi favorável ao governo. Só acho que não adianta fazer política que seja 100% governo, nem no parlamento e nem no partido. Vou continuar lutando como filiado pela independência do partido – declarou o candidato da chapa 2.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.