O ano de 2013 não poderia terminar melhor para a equipe de judô da Escola Municipal Noel de Carvalho, de Resende. Na última competição do ano, o Desafio Rio Sul de Judô, no Ginásio do Colégio Salesiano, realizado dia 8, quase todos os integrantes da equipe – com média de idade de 15 anos – estiveram entre os atletas da região que conseguiram bons resultados em suas categorias. Para algum deles, os bons desempenhos no esporte este ano foram além dos limites regionais.
É o caso dos gêmeos Renata e Gabriel Alves de Lima Capri, de 14 anos (que apesar de treinarem com a equipe da escola em alguns dias da semana, costumam representar a Aman), que depois de participarem dos Jogos Escolares da Juventude (pelo Salesiano, onde estudam), em Natal/RN, também estiveram presentes no Campeonato Brasileiro Sub 15 em Porto Velho/RO, ambas as competições realizadas em setembro. Ele ficou em terceiro lugar na categoria Meio Leve (até 44 kg), e ela ficou em quinto lugar no Ligeiro (até 40 kg).
E também de Maria Alice Silva Santos (na foto, carregando a judoca Rafaela Silva nas costas), de 15 anos, que marcou presença no Brasileiro regional, em Vitória/ES, em abril, onde foi terceira colocada. Além disso, a judoca da categoria Pesado (mais de 70 kg) também obteve a sétima colocação no Brasileiro nacional Sub 18, em Salvador/BA, no mês de maio, quando ficou em sétimo lugar. Mesma colocação que conseguiu na Seletiva Nacional Sub 18, da Confederação Brasileira de Judô, no final de novembro. “Caso eu tivesse ficado em quarto lugar, hoje estaria fazendo parte da equipe. Mas não desisto não! Pois motivos para parar de lutar não tenho”, diz a judoca.
Leia a matéria na íntegra. Assine o jornal BEIRA-RIO.