Hospital de Porto Real recebe capacitação sobre aleitamento materno

Cerca de 300 funcionários do Hospital Municipal Francisco de Assis, em Porto Real, estão recebendo treinamento para que a unidade receba o título de IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança). As capacitações, que começaram em outubro deste ano, seguem até meados de 2014. Nos últimos dias 10 e 11 de novembro, 30 profissionais foram treinados sobre o aleitamento materno.

 A médica pediatra Maria Conceição Salomão, avaliadora do Hospital Amigo da Criança do Ministério da Saúde e responsável por este treinamento, ressalta a importância do assunto: “É muito importante entendermos os benefícios do aleitamento materno, tanto para a mãe quanto para o bebê. Os profissionais de saúde devem estar envolvidos, resgatando esta cultura do aleitamento materno”, declara a médica.

 São oito módulos em 20 horas de capacitação, envolvendo aulas teóricas e práticas. Assuntos como a família e a sociedade, a aproximação entre mães e  bebês desde o parto, através do contato pele a pele; o prejuízo causado pelo uso de chupetas e mamadeiras; a introdução precoce de substitutos do leite materno e a necessidade da livre demanda, que é o bebê mamar sem hora e sem tempo, foram abordados na capacitação.

 Atualmente sete unidades de saúde de Porto Real possuem o título de Unidade Amiga da Amamentação. A IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) foi criada em 1990 pela OMS e UNICEF, e segue um  conjunto de metas criadas com o objetivo de resgatar o direito da mulher de aprender e praticar a amamentação com sucesso. A IHAC está inserida na Estratégia Global para Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância criada em 2002 pela OMS/UNICEF, que busca apoio renovado à amamentação exclusiva, do nascimento aos seis meses de vida.

Fonte: PMPR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.