ComSocial Resende comemora um ano

No aniversário de um ano do  ComSocial Resende  associados, convidados e interessados no assunto  participaram de um evento comemorativa, realizado no sábado, dia 8, no Espaço Saber, no bairro Comercial.

 O dia festivo começou com a divulgação do evento nas ruas de Resende: calçadão, Paraíso, Grande Alegria e Manejo. À tarde foi realizada uma mesa para discutir a importância da Lei de Acesso a Informação para a sociedade com a presença do Desembargador e Presidente da EMERJ Sérgio Verani.  O desembargador falou sobre direitos humanos e a ética na sociedade, e destacou a importância da Constituição Federal e Estadual na garantia das funções sociais. Estava prevista também uma palestra com Marcelo Paluma, Coordenador do Núcleo de Ações e Prevenção da Controladoria Geral da União/RJ), mas por motivo de saúde ele não pode comparecer ao evento. Após a mesa, os presentes puderam saborear um delicioso coquetel, na parte externa do Espaço do Saber.

 Em um ano, o ComSocial já conseguiu resultados importantes.  Por exemplo, pressionando a Prefeitura Municipal de Resende no cumprimento da lei federal nº 12.527/11 no que diz respeito a fornecer as informações e dados públicos solicitados pelos cidadãos, além de promover a transparência ativa no site da PMR. Há cerca de um mês a prefeitura municipal aderiu ao programa Portal da Transparência, do Governo Federal e divulga dados públicos em seu site. Além disso, já fez solicitações para investigação de obras públicas e denúncias ao Ministério Público Estadual de irregularidades na gestão municipal.

 Para o Presidente do Comitê, Eliel de Assis Queiroz, o objetivo do ComSocial é criar uma cultura de transparência e de acesso à informação.

 “O maior beneficio do comitê da transparência é a implantação da cultura da transparência no serviço público. É lógico que é importante que o dado  esteja exposto, mas a cultura da transparência é o nosso maior objetivo, isso tem que ser um ato normal, uma coisa natural. Então nossa grande meta é essa, implantar a cultura da transparência no serviço público de Resende”.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.