Audiência sobre o lixo adiada

A terceira Audiência Pública sobre o destino final do lixo urbano em Resende foi remarcada para o dia 21 deste mês, a pedido da Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar), por motivo de força maior, segundo informado pela direção do órgão.

A audiência vai discutir a necessidade de adequação do município à Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como a implantação de um sistema de transformação dos compostos em energia a partir de 2014. Segundo o presidente da Câmara, vereador Kiko Besouchet (PP), o encontro visa aprofundar os debates sobre a possível adesão ao sistema e esclarecer as dúvidas dos parlamentares e da população a respeito do assunto.

Vale lembrar que a nova legislação ambiental determina o fim dos lixões, levando os municípios a buscarem alternativas para a destinação dos detritos. “Desde a primeira audiência realizada pela Câmara sobre a questão, em 2011, a principal solução apontada tem sido a transformação do lixo em uma fonte de energia, gerando renda também aos catadores envolvidos com reciclagem”, destaca o presidente do Legislativo.

De acordo com o presidente da Amar, Paulo José Fontanezzi, o direcionamento do lixo a uma usina de reciclagem não implicará necessariamente em nova cobrança ou contribuição por parte da população. “Trata-se de um assunto que diz respeito a toda a população de Resende, e esperamos que as pessoas aproveitem a oportunidade para esclarecer dúvidas e dar sugestões, comparecendo em peso ao evento”, diz Fontanezzi.

Assim como nos encontros anteriores, é esperada a presença de representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul, da Associação de Catadores Recicla Resende e de organizações e entidades ligadas ao meio ambiente, bem como de líderes comunitários e da população em geral. O evento será no mesmo horário e local agendado anteriormente, ou seja, às 19 horas, na Escola Municipal Professora Maria Dulce Freire Chaves (antigo Ciep, na Estrada Novo Surubi, s/nº), no Bairro Novo Surubi (foto).

Fonte: Assessoria de Comunicação (CMR Imprensa)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.