Cidades da região ficam sem luz

Das 20 horas desta sexta-feira, dia 18, até às 17h30 deste sábado, dia 19, Resende, Itatiaia e Porto Real ficaram sem energia elétrica. Os três municípios são atendidos pela concessionária Ampla, que teve problemas após a derrubada de cinco torres de 500 quilovolts (kV) de Furnas por um temporal, sendo que quatro tombaram e uma ficou danificada.

Segundo a concessionária, não havia previsão de quando o fornecimento seria normalizado, já que o serviço estava condicionado ao trabalho de reparo no sistema de transmissão em Furnas. O problema foi detectado na linha de transmissão de propriedade da concessionária Light (138 kV) e solucionado no final da tarde deste sábado.

A falta de luz levou prejuízos aos comerciantes em Resende. “Apenas a manicure conseguiu trabalhar hoje, e assim mesmo só atendeu quatro clientes porque só tinha quatro alicates esterilizados”, explica a cabeleireira Maria Aparecida da Silva Ribeiro, dona de um salão de beleza no Lavapés. Para os estabelecimentos que trabalham com refeições e lanches, os estragos foram maiores.

– Os picolés derreteram todos por falta de refrigeração e os salgadinhos ficaram frios porque não pude ligar o aparelho que os mantêm aquecidos. Vendi apenas o que não dependia de energia elétrica para ficar conservado – lamenta o comerciante Miguel Isoldi, dono de uma loja de Lan House no bairro.

Já outro comerciante, Marco José de Souza, um dos donos de um bar que também vende refeições, revela que a carne que se encontrava armazenada já está toda perdida. “Só dura mais meia hora, depois perde a validade”, acrescenta o comerciante, ainda no início da tarde. Apesar do prejuízo, o almoço ainda foi servido no seu estabelecimento, vizinho à Lan House.

A falta de luz também obrigou alguns estabelecimentos comerciais a liberarem seus funcionários mais cedo. Com exceção de alguns supermercados, hospitais e pequenos estabelecimentos, a maioria dos comerciantes tiveram que trabalhar às escuras e ficaram impossibilitados de trabalhar com máquinas de cartão de crédito e de recarga de créditos para celulares. No trânsito, agentes da Guarda Municipal se revezavam para orientar os motoristas no lugar dos semáforos.

MAIS ESTRAGOS
Além disso, o temporal que atingiu Resende e região deixou alguns estragos. Às margens da da Via Dutra, na altura de Floriano, em Barra Mansa, um galpão ficou destelhado e um outdoor tombou na entrada da Graal, no bairro Paraíso (foto acima à esquerda), em Resende. No Campos Elíseos, o teto de uma loja de produtos para festas desabou, fazendo com que a água entrasse no estabelecimento, gerando prejuízos. Outras lojas fecharam mais cedo e liberaram seus funcionários.

Outros rastros de destruição podem ser vistos, um deles próximo ao shopping, onde uma placa que indica o Hospital de Emergência, foi parcialmente arrancada do lugar. No Centro, pedaços de concreto de um sobrado caíram sobre os veículos utilizados pela funerária que funciona na parte de baixo da construção (foto à direita). Ninguém ficou ferido. Já em Porto Real, um teto em obra na sede da prefeitura desabou e destruiu equipamentos e documentos.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.