Teste para detecção de Sífilis em Resende

A Prefeitura Municipal de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantará a partir desta segunda-feira, 21, em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família em Resende o Teste Rápido de Sífilis (TRS). Segundo a gerente do Serviço de Atenção Especializada DST/HIV/Hepatites Virais, Soraia Andrade Costa, no dia 19 de outubro é comemorado o dia nacional de combate a Sífilis e por este motivo a data foi escolhida para a implantação do teste.

A gerente destacou ainda que o público-alvo para a introdução de Teste Rápido de Sífilis nas unidades básicas são as gestantes, mas os exames são realizados rotineiramente no Serviço DST/Aids, bastando se dirigir ao local, que funciona provisoriamente na Rua Coronel Rocha Santos, nº 43, Jardim Brasília, das 7h30 às 16h30 de segunda a sexta feira.

O Dia Internacional da Sífilis foi criado para mostrar que a doença tem cura, mas que é preciso investir em prevenção. A sífilis é causada pela bactéria Troponema pallidum e pode ser transmitida através de relações sexuais sem preservativos, por transfusão de sangue contaminado e de mãe para filho – durante a gravidez ou mesmo durante o parto.

O tratamento da doença dura em média três semanas e é realizado também no parceiro sexual, seja homem ou mulher, para garantir a eficácia e interromper o ciclo da doença, evitando a transmissão para o bebê. Em alguns casos a doença não apresenta sintomas e pode ficar estacionada durante anos até que se manifestem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos.

Fonte: PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.