No mês em que se comemora o Outubro Rosa, reservado para conscientizar as mulheres da importância da prevenção contra o Câncer de Mama, o jornal BEIRA-RIO começa falando de um alimento apontado pelos cientistas como um dos que previnem contra esse mal que preocupa os médicos: o azeite extravirgem.
O fio de azeite extravirgem, que vai bem em saladas e pratos quentes, regando o corpo de benefícios como proteger o coração, dá provas de ser capaz de outra façanha: prevenir o câncer de mama. Na Universidade de Granada, na Espanha, diante dos olhos dos cientistas, seus componentes inibiram a expressão de um gene, o HER2, que dispara a forma mais insidiosa da doença.
“As lignanas e os secoiridoides, moléculas que fazem parte do grupo de polifenóis presentes no azeite, degradaram a proteína responsável por acionar os comandos desse gene”, descreve o químico Antonio Segura-Carretero, um dos responsáveis pela investigação, conduzida pelo pessoal de Granada em parceria com outros centros de pesquisa espanhóis.
Leia mais sobre essa descoberta. Assine o jornal BEIRA-RIO.


