Visconde de Mauá sedia 5ª etapa do circuito Brasileiro de Mountainboard

Foto: PMR

Visconde de Mauá recebe neste sábado, dia 21 de agosto, e domingo, 22, a 5ª etapa do Circuito Brasileiro de Mountainboard, o mais tradicional do Brasil na modalidade. O evento é organizado pela AMERJ (Associação de Mountainboard do Estado do Rio de Janeiro) e conta com o apoio das outras associações estaduais, para formar o corpo técnico de juízes, e patrocínio da Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, e da Local Trip Mountainboards.

O circuito reúne os melhores atletas do país e para esta etapa, que é a penúltima da competição, estão confirmados competidores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. O evento será realizado no Local Trip, que fica no vilarejo de Campo Alegre, na Estrada Mauá/Rio Preto, que possui um complexo de pistas que engloba todas as modalidades do esporte.

O proprietário da Local Trip, Paulo Solon, é o pioneiro do esporte no país e seu filho, Thiago Solon, é a grande promessa do esporte no Brasil, tendo no currículo importantes títulos como o hexacampeonato brasileiro de freestyle (Big Air e Slopestyle) na categoria Profissional, e o campeonato Sulamericano.

Segundo a Prefeitura, o Circuito será disputado em quatro modalidades: Downhill, Boardercross, Slopestyle e Big Air. Os competidores descerão, um de cada vez, uma pista com 300 metros de extensão e com diversos obstáculos. No Boardercrosstrês atletas largam juntos e descem a pista lado a lado. São diversas baterias em formato mata-mata e quem vencer passa para a outra fase. O Slopestyle é disputado em uma pista de aproximadamente 150 metros de extensão, repleta de obstáculos, em que ganha o atleta que desferir as manobras mais técnicas e aproveitar melhor o trajeto. No Big Air, os atletas das categorias Profissional e Master tem direito a realizar sete saltos, e os cinco melhores entram para compor a nota. Nas categorias Amador e Feminina serão cinco saltos e valem os três melhores.

Os quesitos avaliados pelos juízes são: dificuldade técnica das manobras, amplitude, estilo e recepção. A repetição de manobras desconta pontos por falta de criatividade, já manobras de “switch stance” (base trocada), terão acréscimos. Por motivo de segurança a categoria Iniciante não terá a modalidade Big Air.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.