Jogos Cooperativos de Itatiaia 2016 começam nesta terça-feira

Acontecem nos próximos dias 09, 10 e 11 os Jogos Cooperativos da Educação em Itatiaia, com a participação de todas as unidades escolares da Rede Municipal. O evento será realizado nas quadras dos Colégios Reinaldo Maia Souto, no Centro e Ana Elisa Lisboa Gregori, no Campo Alegre.

Nos dias 09 e 10 acontecem os jogos das turmas de primeiro segmento na quadra do Colégio Reinaldo Maia Souto. Estarão presentes alunos das escolas Wagner Guimarães, Pedro de Souza Rangel, Campo Belo, Padre José Wyrwinski, Léa Duarte Jardim, Joaquim Miguel dos Santos e dos Colégios Fernando Otávio Xavier, Dom Ottorino Zanon, Ana Elisa Lisboa Gregori e Reinaldo Maia Souto, com jogos nos turnos da manhã e da tarde nos dois dias. Cerca de 800 alunos devem passar pela quadra do Reinaldo nessas datas.

O Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori recebe em sua quadra, no dia 11, os alunos da Educação Infantil em 3 horários diferenciados. A partir de 8h até às 9h30 participam as crianças das Creches Sandra Cotrim, Roberto Cotrim, Celina Alves e Augusto Borges Rodrigues. As escolas Maria José de Aquino, Wagner Guimarães e Geralda Alves, estarão presentes de 9h30 às 11h. Já as crianças que estudam no turno da tarde nas Escolas Léa Duarte Jardim, Sebastião Bernardo e no Colégio Dom Ottorino Zanon, farão suas brincadeiras de 14h às 15h30. Está prevista a participação de 340 crianças nos jogos.

O último dia da competição (11 de agosto) será marcado também com atividades para cerca de 400 alunos do segundo segmento na quadra do Colégio Reinaldo Maia Souto. Estarão presentes alunos dos Colégios Reinaldo Maia Souto, Ana Elisa Lisboa Gregori, Dom Ottorino Zanon e das Escolas Padre José Wyrwinski, Léa Duarte Jardim e Joaquim Miguel dos Santos, que estarão divididos entre os dois turnos, manhã e tarde, conforme o horário em que estuda.

Os Jogos Cooperativos são competições diferenciadas, onde os alunos ajudam uns aos outros. Na educação infantil as crianças participam, por exemplo, do estafeta transporte sem mãos, onde os estudantes se locomovem em duplas levando uma bola entre as barrigas, sem tocá-las com as mãos cumprindo um trajeto sem deixar a bola cair. No primeiro segmento um dos jogos é o estafeta da tampinha, quando os alunos têm que formar uma equipe organizada onde cada um pega apenas uma tampinha de cada vez para colocá-la em determinado lugar, e o outro colega da equipe só pode sair para pegar sua tampinha depois que o anterior chega. No segundo segmento, o fut par é um dos jogos que sempre acontecem. Nele são formadas duas equipes, sendo quatro pares e um goleiro de cada lado onde os pares vestem a mesma camisa deixando a dupla unida para praticar a partida de futsal.

O objetivo principal dos jogos é a cooperação, possibilitando ao aluno jogar “com o outro” e não “contra o outro”. As atividades foram organizadas pelos professores de educação física de forma a alcançarem um trabalho significativo e dinâmico, pois contam com a colaboração de todos os docentes que participam ativamente das atividades.

Fonte: Prefeitura de Itatiaia

Foto: reprodução internet

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.