Paisagens e cotidiano

A realização da exposição “Reflexos dos 200 Anos”, que relembra a exposição comemorativa aos 200 anos de Resende, no Arquivo Histórico Municipal desde o último dia 30, pegou o fotógrafo Otacílio Rodrigues de surpresa.

— Essa exposição era voltada aos 200 anos de Resende, e foi executada em prol dessa data comemorativa. Realizei esse trabalho em parceria com a Casa da Cultura, mas a exposição foi realizada na época dentro da AEDB. Posteriormente, todo esse material ficou na fundação guardado durante anos e eu já havia dado os mesmos como perdidos. Foi quando o Claudionor (Rosa, diretor do Arquivo Histórico) conseguiu encontrar esse material e resolveu então realizar novamente a exposição e me ligou pedindo autorização – conta o fotógrafo.

São ao todo 16 fotografias produzidas entre os anos de 1999 e 2001 emolduradas em quadros que retratam as belezas de Resende – entre monumentos históricos, igrejas, prédios, pontes, rios e os pontos mais conhecidos – registradas há 12 anos. Algumas delas já se encontram modificadas, com destaque para o “retão verde” da Rodovia Presidente Dutra (na foto acima, à direita, ao lado de outra foto de paisagem feita esta semana). As árvores que molduravam o local foram retiradas gradualmente entre os anos de 2009 e 2011 pela concessionária que administra a rodovia. “Essa foto chama muito a atenção das pessoas que visitam a exposição, elas diziam que era uma beleza”, relembra.

Conheça o trabalho do fotógrafo no jornal BEIRA-RIO

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.