“A chegada do inverno coincidirá com a vinda de uma frente fria da Região Sul do país, que chegará no dia 22 e poderá trazer chuvas e queda da temperatura para a Região das Agulhas Negras”. Esta é a previsão do tempo para Resende e região para o próximo final de semana, de acordo com o meteorologista Paulo Franco.
Mesmo com o tempo fechado, segundo ele, existe a possibilidade de que haja melhoria na noite do próximo dia 23 em Resende e região. Isso pode ajudar a população local a visualizar o fenômeno da Superlua, que acontece uma vez ao ano. Nesse período, a Lua Cheia fica maior e mais brilhante do que o normal. “Esse fenômeno é chamado de perigeu, e acontece com a proximidade da Lua com a Terra. O inverso dele se chama apogeu (quando a lua fica a mais de 400 mil km da Terra), e está previsto para acontecer no começo de julho”, acrescenta.
Se para os astrônomos o fenômeno costuma chamar a atenção apenas pelo lado da observação do astro, para os astrólogos o perigeu da Lua tem sido usado mais recentemente. “Na astrologia antiga não era um ponto que recebia grande importância. Por influencia dos círculos esotéricos britânicos do final do século 19, alguns astrólogos associaram o apogeu da Lua a uma entidade mitológica chamada Lilith, ou lua negra. Associaram esse elemento com aspectos reprimidos da psique ou a uma manifestação negativa do feminino”, explica o astrólogo Elias Mendes, em entrevista ao jornal BEIRA-RIO.
Saiba mais sobre o significado da Superlua no jornal BEIRA-RIO. Assine já!


