SOCIAL LAÍS AMARAL

Oportunistas de sempre querem uma casquinha do MPL
A garotada do Movimento pelo Passe Livre merece aplausos pela persistência e lucidez nas suas colocações com relação ao que é viver e ajudar no aperfeiçoamento de um estado democrático de direito. O movimento quase espontâneo é legitimo e ajuda os governantes sérios e as direções partidárias, principalmente dos partidos comprometidos com o avanço democrático, a repensarem seus últimos movimentos, ou até a ausência desses movimentos no tabuleiro do xadrez político. E sem dúvida é uma oxigenação ver os jovens nas ruas (71% deles pela primeira vez numa manifestação do tipo, diz o Datafolha). Mas sem essa de pioneirismo que outros querem colar nos garotos. Há manifestações aos montes promovidas pela sociedade brasileira. Recentemente tivemos a Parada Gay, com mais de 3 milhões de pessoas nas ruas de São Paulo. Sem violência ou vandalismo. E houve reivindicações e protestos, entre os quais, contra o deputado Marco Feliciano que preside a comissão de Direitos Humanos da Câmara. Os índios fizeram protestos recentes (Infelizmente com vítima). A esplanada dos ministérios em Brasília é palco de constantes manifestações de trabalhadores sem terra cobrando a reforma agrária, de pequenos produtores cobrando mais subsídios, e por aí vai. Ou o pessoal do LGBT, os índios, os pequenos produtores, os sem-terra não são também o povo brasileiro? A Velha Mídia Comercial quer pegar carona no movimento dos garotos e cunhar a ideia de que há um clima de insatisfação geral. É o oportunismo golpista que já conhecemos. A Velha Mídia é hoje, o principal partido de oposição no país. A despolitização de gerações (84% dos manifestantes dizem não ter partido) é também resultado do trabalho de depredação que essa mesma Velha Mídia faz da classe política além do diário bombardeio de desinformação. Mas os jovens já repudiam também a Velha Mídia e vão à luta dizer que uma democracia real se faz principalmente assim, com a voz das ruas e não apenas a dos palácios e Câmaras.

Jovem liderança diz quem atiçou o movimento no país
O jovem professor de história Lucas Monteiro de Oliveira, um dos líderes do Movimento do Passe Livre, apontou na segunda-feira no programa ‘Roda Viva’ (TV Cultura), o responsável pelo recrudescimento do movimento: “Foi o governador Geraldo Alkmin ao dizer que a PM precisava ser mais dura com a manifestação”.  O que se viu na quinta-feira passada, dia 13, foi digno dos tempos da Ditadura Militar. Os centuriões do imperador Alkmin baixaram o pau sem dó nem piedade. O que não surpreende, basta lembrar da desocupação do ‘Pinherinho’ em São José dos Campos há cerca de ano e meio. E o jovem Lucas foi mais longe também ao sugeri a ligação do governador com as empresas de ônibus. Ele teria recebido R$ 125 mil só do proprietário de uma empresa, a Gato Preto. Mais à frente Lucas arriscou clarear um dos motivos da força do movimento. Disse ele: “As pessoas tem hoje melhores condições econômicas do que há 10 anos. Hoje o cidadão não está priorizando necessidades básicas como botar comida na mesa porque isso já não é o maior problema, então ele se volta para outras necessidades”. Falou e disse. É bom citar que no movimento estão alas jovens de partidos de esquerda como UJS do PC do B, o “Juntos”, ligado à Luciana Genro do Psol, estão lá as bandeiras do radical PSTU e do PCO. Mas também estão dos punks (segundo a PM cooptados pelo Psol, o que não creio), PMs à paisana, agindo como provocadores, isso também já se falou e assim ocorria nos “Tempos de Chumbo”, lá estão os anarquistas, os vândalos e os delinquentes de costume. E assim as passeatas vão saindo do controle do MPL o que pode toldar a essência real do movimento. Que reste a esperança de uma nova geração de brasileiros conscientes e “preocupados com uma sociedade mais igualitária” como disse o Lucas, no ‘Roda Viva’.

TRIPA
* A peça “O Marinheiro”, sobre um texto de Fernando Pessoa e que está em cartaz há dois finais de semana no teatro do Espaço ‘Z’, terá suas três últimas apresentações neste final de semana, hoje, amanhã e domingo, sempre às 21h. Muito elogiada a direção do Calé Miranda (foto), além dos figurinos e cenários. Minha amiga Luzia Leite Pereira, a ’Zil’ gostou muito. O texto forte de Fernando Pessoa é também muito bem passado pelas atrizes Carla Biolchini, Fátima Colin e Mônica Izidoro, diz a Zil. “Estão todas muito bem em cena e conseguem manter uma intensidade controlada na transmissão do texto, o que é muito difícil”, completou a Zil * Amanhã (sábado), tem ‘Rua da Música’, na Praça da Bandeira, em frente à antiga cooperativa de leite, em campos Elíseos, a partir das 11h30min. * Foi aberta na terça, dia 18, no Espaço ‘Z’, a exposição “Macedo Miranda – O Homem da Literatura Resendense”. Na ocasião foi lançada a reedição de um deu seus livros, o “Pequeno Mundo Outrora”. Promoção da Casa da Cultura * O jingle de uma montadora de automóveis que é a melhor peça publicitária com tema da Copa do Mundo na minha opinião, “A Rua é a maior arquibancada do Brasil” é a maior convocação para o movimento do Passe Livre, contra o preços das passagens. O Falcão do Rappa solta a voz no jingle e a garotada segue pra rua * Neste domingo, dia 23, tem a ‘Caminhadas na Natureza – Circuito Serrinha’. Concentração a partir das 8h30,na Praça da Serrinha. Inscrições no local. Quem promove são as Secretarias de Turismo e de Esporte, de Resende com apoio da ‘Anda Brasil’. Contatos pelo telefone 3360-9578 * Olha os oportunistas políticos tentando um golpe: ‘A rede de ativistas Avaaz, que promove petições online em diversos locais do mundo, pretende reunir 5 milhões de assinaturas digitais para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff’. Agora dá pra entender porque tantos provocadores quebrando tudo para passar um clima de insegurança e instabilidade. Essa gente tem o maior medo de democracia.

ANIVERSÁRIOS
Dia 17, segunda-feira sopraram velinhas as amigas Geíza Monteiro, a Dirce Eleni da Silva, a Sheila Freire e o amigo Tadeu Rachid. Na terça (18), ficaram mais experientes a Maria Alzira Lamin, o Renato Viegas, a Jaqueline Nascimento (filha do Eduardo Catarino) e o meu primo Luciano Ramalho. Na quarta (19), a Regina (Sumtran) e o Miguel Veiga recebem os ‘parabéns’. Ontem (20), os aniversariantes foram a Beth Bessa e o Robson Augusto. Hoje (21) os amigos Janilson Teixeira e a Bel Siqueira mudam de idade. Amanhã (22) será a vez do Yero Augusto contar mais um ano de vida e no domingo (23), inauguram idade nova o Conrado Rabello, a Neiva Ritter e o Luciano Arcanjo. Parabéns e todas as felicidades do mundo a ales.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.