Barra Mansa entra com ação contra a Transpetro

A prefeitura de Barra Mansa entrou com uma ação civil pública contra a Petrobras Transporte S.A (Transpetro) devido ao vazamento de óleo que atingiu o Rio Paraíba do Sul no último mês de maio. O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Marins na manhã desta segunda-feira, dia 10, durante coletiva de imprensa em seu gabinete. Barra Mansa foi o primeiro município prejudicado pela contaminação do rio a ingressar com ação na Justiça pedindo reparação do dano ao erário público.

“A poluição causada no Rio Paraíba do Sul com despejo de 49 mil litros de óleo não pode ficar impune. Os prejuízos ambientais são incalculáveis, assim como os econômicos. Tivemos que interromper a captação e distribuição de água por 37 horas. As escolas municipais e estaduais tiveram as aulas suspensas e muitos postos de saúde foram fechados. Isso sem contar os hospitais, que tiveram que ser abastecidos com carros-pipa para não prejudicar os pacientes”, afirmou o prefeito, ressaltando que em nenhum momento a empresa procurou a prefeitura para prestar esclarecimentos ou oferecer apoio. “A Transpetro sequer informou qual o tipo de óleo foi despejado no rio e muito menos ofereceu ajuda para amenizar os problemas”.

Na ação, a prefeitura pede a reparação do dano ao erário público bem como do dano moral coletivo causado à população, com pagamento de indenização. “Esse dinheiro será destinado ao Fundo Municipal de Conservação Ambiental, o Fucam, e empregado em ações para melhoria do meio ambiente em nossa cidade”, explicou Jonas. O coordenador de água e esgoto do Saae BM, Adilson Cruz, citou que os problemas de captação e distribuição continuaram mesmo após o anúncio do vazamento.

Fonte: Assessoria de comunicação (PMBM)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.