Paraíba do Sul terá plano de contingência para emergências ambientais

Marilene Ramos, presidente do Inea.

A bacia do Paraíba do Sul, no trecho do Estado do Rio, vai contar com protocolos mais rápidos no caso de emergências ambientais que coloquem em risco a captação de água para abastecimento. Um grupo de trabalho começou a ser formado nesta sexta-feira, dia 7, em reunião no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e estudos feitos pela Agência Nacional de Águas (Ana) foram apresentados o plano de contingência do principal manancial hídrico do Estado. A presidente do Inea, Marilene Ramos, destacou a importância dos estudos realizados pela Ana para proporcionar mais segurança nos procedimentos a serem adotados em casos de emergências ambientais. Com previsões mais eficazes para o percurso de substâncias poluentes ao longo do rio, por exemplo, é possível estabelecer com precisão os momentos de fechamento e abertura de captações de água, evitando que o abastecimento seja prejudicado desnecessariamente.

– Não podemos enfrentar acidentes como o recente vazamento de óleo diesel (em São José do Barreiro – SP) sem uma ferramenta adequada de previsão do deslocamento destas manchas de poluentes. Temos de estabelecer um protocolo de atuação mais ágil para estas situações, em regiões específicas, envolvendo todos os envolvidos nas situações de emergência – defendeu a presidente do Inea.

O sistema de previsão, que já dispõe de um programa em fase beta e de código aberto, tem três módulos que abrangem cheias, ruptura de barragens e qualidade da água. De acordo com os representantes da Ana, a fase final do programa deve estar disponível em cerca de um mês.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.