Homenagem à Casa Claudionor Rosa

É com imensa honra que anunciamos a homenagem que será feita à Casa Claudionor Rosa, no dia 24 de setembro de 2025, no Teatro da Aman, às 19h, por ocasião do aniversário de 224 anos do município de Resende. Neste dia memorável, o vereador Noel de Carvalho entregará à Casa Claudionor Rosa a Medalha Claudionor Rosa, honraria instituída em reverência ao grande historiador que tanto fez pela preservação da história e da cultura resendense, Claudionor Rosa, falecido em 2019.

Para os filhos de Claudionor, Luciana e Luciano Rosa, será momento de profunda alegria e emoção: testemunhar o reconhecimento público de uma vida dedicada ao cuidado com a memória e à valorização das raízes culturais de sua terra adotiva. É uma celebração que reúne passado e presente, legado e gratidão.

Claudionor Rosa, embora nascido em Guaianases, SP, e criado em Corinto, MG, reconhecia Resende como sua casa desde os 23 anos de idade, dedicando-se de maneira incansável à pesquisa histórica, à literatura, à promoção cultural e ao incentivo das artes no Município.

E, para lembrar esse momento especial de afeto e pertencimento, compartilhamos um poema escrito pelo próprio Claudionor quando completou cinquenta anos de vida em Resende, terra que o acolheu, onde plantou sonhos e fez florescer sua obra.

Cinquentenário

Nesses cinquenta anos vividos,
Nessa Resende querida,
Trago os sonhos mais sentidos
No caminhar pela vida.

Transpus montanhas, cachoeiras,
Vivo em solo resendense;
Vim das cidades mineiras
Plantar no chão fluminense.

Nessa festança, um viva!
Sinto, com olhar ardido:
Resende, és mãe adotiva
Desse seu filho querido.

Qual a mãe que me gerou,
Com todo amor, honra e glória,
Resende, enfim, me adotou
Prá contar a sua história.

Que esta homenagem seja não só reconhecimento da trajetória de Claudionor, mas também um estímulo para que novas gerações se inspirem no seu amor por Resende, no seu zelo pela memória e no seu compromisso com a cultura. Luciana e Luciano Rosa, junto com toda a comunidade, nos convidam a prestigiar este ato de justiça, carinho e celebração.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.