Prefeito de Itatiaia é acusado de injúria racial e é preso

A notícia da prisão do prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, causou surpresa na prefeitura e no município. Na noite desta terça-feira, dia 17, a Delegacia de Resende ficou cheia de advogados e conhecidos do prefeito que foi preso em flagrante, depois que o delegado Michel Floroschk reconheceu a acusação de injúria racial feita por uma atendente de uma padaria do bairro Jardim Jalisco, em Resende.

Segundo o relato da atendente, o prefeito teria aberto a vitrine para pegar um salgado e ela teria dito que não poderia. A partir dali uma confusão se iniciou. No caixa, quando outra atendente falava com o prefeito ele teria dito que o “problema é com a negrinha ali”. E como, segundo o delegado, tem duas testemunhas, o crime se configura como injúria racial e é inafiançável.

O prefeito passará nesta quarta-feira, dia 18, por uma audiência de custódia. Na interpretação da lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência. As perguntas que podem ser feitas nesse caso são: o acusado poderia se referir como o “problema é com aquela morena ali”, o problema é com aquela candomblecista ali”, o problema é com aquela indígena ali”. Se o juiz entender que a referência não é discriminatória poderá conceder a soltura do prefeito e não acatar a denúncia. Se considerar que houve ofensa e dependendo do grau, o juiz pode decidir pela continuidade da prisão ou o prefeito poderá responder a acusação em liberdade.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itatiaia emitiu nota que diz: “O prefeito Irineu Nogueira prestou depoimento ontem a noite sobre a acusação de injúria racial, feita contra ele nesta terça-feira (dia 17). Irineu nega veementemente a acusação. O prefeito de Itatiaia frequenta o estabelecimento em que a desavença aconteceu há 30 anos e nunca teve problemas com os funcionários. Na tarde de ontem chegou ao local e ao tentar pegar um pão foi advertido de forma grosseira pela funcionária. Ele não entendeu o comportamento, mas afirmou que ela continuou sendo agressiva. Ainda de acordo com o prefeito, ele estranhou o comportamento dela, mas em momento nenhum a ofendeu. Sua atitude foi informar ao gerente do estabelecimento sobre a atitude da funcionária. Ele destaca que não compactua com qualquer tipo de atitude racista e está à disposição da justiça”.

Segundo a Assessoria de Comunicação, os trabalhos seguem normalmente na Administração. Se a prisão do prefeito permanecer, a Justiça pode reconhecer a vacância para oficializar a posse do vice-prefeito.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.