Peugeot demite quase 300 mesmo com lucro recorde em 2022

Na última sexta-feira, dia 17, nas redes sociais dos grupos de Resende, Porto Real e municípios próximos circularam vídeo mostrando motoristas aguardando no portão da Peugeot, em Porto Real, trabalhadores demitidos.  A empresa explicou aos funcionários com contratos temporários que extinguiu um dos turnos e ampliou outro e por isso teve que antecipar o término do contrato.

Apesar das boas notícias divulgadas pelo grupo Stellantis que reúne diversas montadoras, entre elas, a Peugeot as demissões na fábrica de Porto Real deixam quase 300 trabalhadores desempregados.

A Stellantis divulgou na quarta-feira, dia 22, seu balanço relativo a 2022 e reportou receitas líquidas de €179,6 bilhões, crescendo 18% em relação a 2021. O lucro líquido alcançou €16,8 bilhões, crescendo 26%, enquanto os resultados operacionais ajustados (Adjusted Operating Income – AOI) cresceram 29% para €23,3 bilhões, com 13% de margem. Todos os segmentos tiveram resultados positivos.

O fluxo de caixa livre industrial somou €10,8 bilhões, com alta de 78%. As sinergias decorrentes da fusão dos grupos FCA e PSA que deram origem à Stellantis alcançaram €7,1 bilhões, antecipando o alcance da meta em dois anos.

A Stellantis foi a empresa líder na Europa (EU30) na venda de veículos comerciais elétricos a bateria (BEV) e o segundo no ranking europeu nas vendas gerais de veículos elétricos (BEV), ao mesmo tempo em que liderou o mercado norte-americano de híbridos plug-in (PHEV).  A empresa já oferece 23 modelos elétricos BEV no mercado e vai lançar mais nove modelos em 2023.

“Além de nossos resultados financeiros recordes e da execução focada do plano estratégico Dare Forward 2030, também demonstramos a eficácia de nossa estratégia de eletrificação na Europa. Agora temos a tecnologia, os produtos, as matérias-primas e todo o ecossistema de baterias para liderar essa mesma jornada transformadora na América do Norte, começando com nossos primeiros veículos Ram totalmente elétricos a partir de 2023 e Jeep® a partir de 2024. Meu profundo agradecimento a cada um e a todos os funcionários e nossos parceiros por suas contribuições para um futuro mais sustentável”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

Ainda segundo o release divulgado neste dia 22, as operações da Stellantis na América do Sul contribuíram para o bom resultado global. As vendas regionais cresceram 3% em 2022, para 859 mil veículos, principalmente devido à demanda dos novos Fiat Pulse, Jeep Commander e Citroën C3, e maiores volumes do Peugeot 208. A região registrou um AOI de €2 bilhões e margem em linha com o resultado global, de 13,1%. Mas esses resultados não foram suficiente para manutenção dos empregos. A empresa em nota ao jornal BEIRA-RIO (JBR) informou que uma “readequação da produção em Porto Real”.

“A Stellantis readequou o planejamento industrial da unidade de Porto Real, a fim de adaptar o seu ritmo produtivo ao nível de demanda do mercado externo. A unidade passa a concentrar a produção de automóveis em um turno de capacidade ampliada, com maior eficiência e agilidade para melhor responder às demandas de mercado. Em razão desse ajuste, foi necessário antecipar o término dos contratos com prazo determinado e temporário, em sua maioria contratados para atender à necessidade imediata de aumento de produção”, diz a nota enviada à redação do JBR.

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