No dia de hoje – 10 de fevereiro

A estrela vermelha de cinco pontas é inconfundível no Brasil. Sim, é do Partido dos Trabalhadores (PT) que neste dia 10 de fevereiro completa 43 anos de fundação. O PT foi criado em São Paulo, em 1980 e conta hoje com com mais de 1,6 milhão de filiados e é o maior partido de esquerda do país. Na atual legislatura, o PT tem a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados e é a quarta maior do Senado Federal.

O PT foi um dos maiores partidos na luta pela redemocratização no Brasil contra a ditadura militar tendo como maior expoente, o presidente Luís Inácio Lula da Silva. Em 2003, com a posse de Lula, pela primeira vez como presidente da República, o partido passou a comandar pela primeira vez o Executivo brasileiro. Lula se reelegeu em 2006, terminando seu mandato como o presidente mais bem aprovado de todos os tempos e com o recorde mundial de 87% de aprovação, foi sucedido em 2011 por Dilma Rousseff, que era sua ministra-chefe da Casa Civil. Dilma foi reeleita em 2014 e deixou a presidência em agosto de 2016, após pedido de impeachment aprovado pelo Congresso Nacional por causa de “pedaladas” (operações orçamentárias não previstas na legislação).

Lula foi eleito em 2022 para um terceiro mandato reafirmando as principais diretrizes do partido: de governar para mais justiça social. O PT foi fundado por um grupo que reunia intelectuais, sindicalistas e religiosos católicos, que no dia 10 de fevereiro reunidos no Colégio Sion, em São Paulo, se comprometeram com a defesa do socialismo democrático.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.