No dia de hoje – 30 de janeiro

Neste 30 de janeiro completa 75 anos da morte de Mahatma Gandhi. O líder hindu foi assassinado com três tiros no peito por Nathuram Godse, um nacionalista que planejou a morte de Gandhi porque atribuía a ele favorecimento aos mulçumanos na partição da Índia.

O assassinato aconteceu num local que era conhecido como Casa Birla, atualmente Gandhi Smriti, em Nova Deli, capital da Índia. Godse era membro de um partido político e ex-membro da organização de voluntários paramilitares nacionalistas hindus. Godse considerava que Gandhi havia sido muito complacente com os muçulmanos e junto com outros integrantes planejou a morte de Gandhi.

Algum momento depois das 17 horas, de acordo com as testemunhas, Gandhi havia alcançado o topo dos degraus que levavam ao gramado elevado atrás da Casa Birla, onde ele conduzia reuniões de oração de várias religiões todas as noites. Quando ele começou a caminhar em direção ao estrado, Godse saiu da multidão bloqueando o caminho de Gandhi e disparou três balas contra o peito e o abdome a queima-roupa. Gandhi foi levado de volta para Casa Birla, da qual um representante surgiu algum tempo depois para anunciar sua morte.

Godse foi capturado por membros da multidão e entregue à polícia. O julgamento pelo assassinato de Gandhi foi aberto em maio de 1948, com ele, o principal acusado, e seu colaborador, Narayan Apte, e seis outros, como réus. Godse e Apte foram condenados à morte em 8 de novembro de 1949. Eles foram enforcados na prisão da cidade de Ambala, em 15 de novembro do mesmo ano.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.