No dia de hoje – 23 de janeiro

Nesta data de 23 de janeiro, no de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava que o coronavírus não era uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional.

—Não se engane. Esta é uma emergência na China, mas ainda não se tornou uma emergência de saúde global, disse  na época, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus e completou que naquele momento, a OMS não recomendava restrições mais amplas a viagens ou ao comércio, mas recomendava triagem na saída nos aeroportos como parte de um conjunto de medidas de contenção.

Apenas sete dias depois, a OMS declarou que o surto do novo coronavírus (2019-nCoV) constituía uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Naquele momento, contabilizavam 19 países com registro e cinco com transmissão: China, Alemanha, Japão, Vietnã e Estados Unidos da América.

Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. O termo “pandemia” se refere à distribuição geográfica de uma doença e não à sua gravidade. A designação reconhece que, no momento, existiam surtos de COVID-19 em vários países e regiões do mundo.

Quase sete milhões de pessoas morreram até hoje por causa do coronavírus. E quase 700 milhões foram contaminadas. No Brasil, quase 700 mil pessoas morreram de COVID e 37 milhões contraíram a doença.

Fontes: OMS e OPAS

 

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.