Para a eternidade: morre o Rei Pelé, aos 82 anos

Pelé celebra com Jairzinho (de costas, com a camisa 7) um de seus gols na Copa de 1970 (Foto: Reprodução/Internet)

Morreu na tarde desta quinta-feira, dia 29, o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé. Segundo o último boletim do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ficou internado por um mês, divulgado por volta das 16 horas, o ex-atleta morreu uma hora antes, de falência de múltiplos órgãos, consequência de um câncer de cólon.

Nascido em Três Corações/MG, Pelé era atacante, começando sua trajetória no Santos FC aos 15 anos. Ele também ficou conhecido como o Rei do Futebol, sendo considerado um dos maiores atletas de todos os tempos.

Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da Fifa. Nesse mesmo ano, também foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

De acordo com a IFFHS, Pelé é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, marcando 765 gols em 812 partidas, e no total 1283 gols em 1363 jogos que incluem amistosos não oficiais, um recorde mundial do Guinness.

Na Seleção Brasileira, Pelé teve sua primeira convocação aos 16 anos. Durante sua carreira na Amarelinha, sagrou-se campeão de três edições da Copa do Mundo: 1958, 1962 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador. Ele também é o maior goleador da história da Seleção Brasileira, com 77 gols em 92 jogos.

Após a aposentadoria, o Rei do Futebol seguiu com suas aparições ao público até os últimos dias de vida (Fotos: Reprodução/Reuters)

Em clubes, ele é o maior artilheiro da história do Santos e levou o alvinegro praiano a várias conquistas, com destaque para duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes, vencidos em 1962 e 1963.

Após se aposentar em 1977, tornou-se embaixador mundial do futebol e fez muitos trabalhos de atuação e comerciais. Em janeiro de 1995, foi nomeado ministro do esporte no governo Fernando Henrique Cardoso. E em 2010, foi nomeado Presidente Honorário do New York Cosmos, clube onde encerrou sua carreira.

Pelé tinha 82 anos e vinha enfrentando problemas de saúde há anos, sendo diagnosticado com câncer no ano de 2021. Segundo informações da imprensa, o velório acontece na próxima segunda-feira, dia 2, na Vila Belmiro, em Santos. O enterro acontece terça-feira, dia 3, também no município da Baixada Santista.

O estado de São Paulo e o município de Santos decretaram luto oficial de sete dias. Já o Governo Federal decretou luto de três dias.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.