Pesquisa aponta que 68% das empresas não buscaram crédito nos últimos três meses

Um levantamento divulgado esta semana pelo Sebrae, que realizou pesquisa com empreendedores do Rio de Janeiro para avaliar a situação do crédito no estado, aponta que nos últimos três meses, 68% das empresas não buscaram empréstimo bancário, sendo que apenas 32% procuraram crédito. Desse percentual, dos que buscaram crédito, 66% não conseguiram, 28% conseguiram empréstimo e 6% aguardam resposta.

– Em momentos de crise é preciso estimular a economia. Desde o início da crise, monitoramos como a falta de crédito desestimula os empreendedores. O resultado da pesquisa reforça que é o momento de um processo de inclusão financeira para promover o desenvolvimento econômico  – destaca Marcos Mendes, coordenador de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Rio.

Para os pequenos negócios, o crédito é apenas um dos obstáculos para quem empreende. Trinta por cento das empresas possuem dívidas e estão em dia com o pagamento; 28% contam com dívidas e o pagamento está atrasado; e 43% não fizeram empréstimos.

Essas dívidas representam um custo mensal para as empresas. Para 32%, menos de 30% do custo mensal, 41% variam de 30% a 50% do custo, 19% mais de 50% do custo e outros 9% não souberam responder.

Desse percentual, dos que buscaram crédito, 62% dos empreendedores não conseguiram obter o benefício em fevereiro de 2021; em maio esse percentual foi de 58%; em agosto de 55%; em novembro de 52% e em abril deste ano esse número foi de 47%. Por outro lado, apenas 27% conseguiram o crédito em fevereiro de 2021; em maio esse número saltou para 38%; em agosto para 37%; em novembro para 41%; e em abril deste ano para 47%.

Além desses dados, pelo menos 12% dos empreendedores aguardavam resposta sobre a concessão de crédito em fevereiro de 2021; em maio eram 5%; em agosto 8%; em novembro 7% e em abril deste ano 7%.

Foto: Reprodução/Internet

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.