Peruana será a primeira cadete de Nações Amigas a se formar na Aman

Desde que a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) abriu suas portas para as cadetes do sexo feminino, fato ocorrido no ano de 2018, este ano será a primeira vez que uma cadete de Nações Amigas receberá a Espada de Oficial do Exército no Brasil no próximo sábado, dia 26, quando acontece a Cerimônia do Aspirantado de 2022 da Academia.

Este privilégio será da aspirante do Peru, Ghazmin Lucero Surichaqui (foto). Com 22 anos, e nascida em Huancayo, na provínicia de Junin, Surichaqui já estudava em seu país, tendo realizado um ano do curso preparatório na Escola Militar de Chorrillos, em Lima, capital do país.

Ela fala sobre como surgiu o desejo de se formar oficial do Exército. “Desde criança sempre sonhei em vestir a farda, observava outros militares e sempre queria ser igual a eles. Mas a maior motivação foi meu pai, que já foi soldado e eu sempre o escutava falar sobre a sua experiência com a vida militar, e eu sabia que queria fazer algo assim, uma coisa tão nobre como servir minha pátria”, conta.

A aspirante, junto com os outros nove colegas de Nações Amigas e os 385 colegas brasileiros, integra a Turma Bicentenário da Independência para a cerimônia do Aspirantado, que será realizada no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, da Aman. Dois dias antes, Surichaqui e os demais cadetes participaram da colação de grau, realizada no dia 24 de novembro, quando os Aspirantes receberão o diploma de Bacharel em Ciências Militares.

No sábado, a cerimônia terá a presença de algumas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Oficiais Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e demais autoridades civis e militares. O evento é marcado pela restituição do Espadim, quando, trajados pela última vez com o uniforme Azulão, entregarão as réplicas da Espada de Caxias à Academia Militar.

E, de uniforme cinza, num segundo momento, receberão a Espada de Oficial do Exército Brasileiro, símbolo da honra militar, com o cadete primeiro colocado da turma recebendo das mãos da alta autoridade a Espada de Oficial. Em seguida, madrinhas e padrinhos farão a entrega das Espadas aos demais Aspirantes.

Assim como os demais integrantes da Turma, a peruana ingressou na Aman no ano de 2019. Ela é uma das 13 aspirantes que optaram por realizar o curso de Material Bélico (as outras 20 são da Intendência).

Do total de Aspirantes, 395, 131 são de Infantaria; 56 de Cavalaria; 57 de Artilharia; 42 de Engenharia; 47 de Intendência; 33 de Comunicações; 29 de Material Bélico. Além de Surichaqui, que representa o Peru, os colegas de Nações Amigas são da Guiana (1), Vietnã (2), Honduras (1), Camarões (3) e Panamá (2).

SERVIÇO – ASPIRANTADO 2022
Local: Aman – Rodovia Presidente Dutra Km 306 S/N – Resende
Data: 26 de novembro, a partir das 11 horas

Fotos: Divulgação/Aman

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.