Black Friday morno: 40% dos consumidores não se interessam pela data

Uma sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) aponta que a maior parte dos 1.070 consumidores entrevistados no estado do Rio de Janeiro entre os dias 25 e 27 de outubro (40,7%) não irá adquirir algum produto durante a temporada de Black Friday, que acontece durante o mês de novembro, contra 34,8% que disseram que vão comprar na data. Já outros 24,5% ainda não sabem se vão adquirir algum produto.

Dos entrevistados, 43,8% disseram que pretendem comprar eletrônicos, como videogame, smartphone, computador, tablet, entre outros. Os eletrodomésticos são os preferidos de 33,1%, enquanto 17,5% disseram que irão comprar itens de vestuário, calçados e acessórios. Outros 21,5% afirmaram que vão adquirir mais de um tipo de produto.

A pesquisa revelou que o gasto médio deve ser de R$ 1.203, com movimentação financeira estimada em R$ 3,233 bilhões na economia estadual.

Se por um lado o Black Friday não tem atraído os consumidores, o mesmo não se pode dizer do Natal. A mesma pesquisa da Fecomércio mostrou que 74,1% dos consumidores pretendem presentar alguém durante a data celebrada em dezembro.

Dentre os presentes preferidos estão artigos de vestuário, calçados e acessórios (52,5%), seguido de brinquedos (34,8%), lembrancinhas (16,3%) e eletrônicos (11,1%). A pesquisa também mostra também que o gasto médio é estimado em R$ 392, com uma movimentação financeira de R$ 2,246 bilhões na economia fluminense.

Dos entrevistados desse levantamento, pelo menos 44,8% dos entrevistados pretendem comprar os presentes em lojas físicas, enquanto 24,8% disseram que farão as compras em lojas virtuais. Os outros 29.4% afirmaram que pretendem comprar em ambos.

Para o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes, a intenção de compras para Black Friday não afetou a preferência pelo Natal, o que é algo positivo para o economia e a geração de empregos.

– O que observamos é um processo de recuperação ao longo do ano. Em setembro, retomamos a trajetória de otimismo, interrompida em julho e agosto. A perspectiva do Natal e Black Friday consolida o momento de retomada e um ganho de musculatura na perspectiva positiva para as próximas semanas. O que as duas pesquisas mostram é que a intenção de compras para a Black Friday não afetou o desejo para o Natal, o que reforça esse bom momento da economia respaldado, principalmente pela evolução do emprego formal – analisa o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.

Foto: Reprodução/Pixabay

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.