Passeata no Dia da Luta Antimanicomial

Dia 18 de maio é comemorado em todo o país o Dia da Luta Antimanicomial. Marco na mudança do modelo de atendimento em saúde mental no Brasil, através da lei 10216/11 que modificou o foco do tratamento de hospitalar para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertas.

A comemoração em Resende começou às 9h, quando os usuários dos serviços oferecidos através dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) foram recepcionados com um café da manhã no CAPSad, no Jardim Brasília. Dando continuidade à programação, foi realizada uma caminhada pelos Campos Elíseos (foto) até a Praça do Trenzinho, onde às 11h aconteceu um show com o músico Manoel Neto.

— Esta data é muito importante e para comemorá-la planejamos um evento com a intenção de reunir usuários, técnicos, familiares dos usuários e a comunidade de modo geral, explicou Ângela Monteiro, coordenadora do programa, salientando que para a realização do show, o programa contou com as parcerias da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e da Superintendência de Eventos e Integração.

Os usuários do Programa de Saúde Mental contam com três serviços: o Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas (CAPSad), que conta com psicoterapeuta, clínico geral e psiquiatra, além do atendimento psicossocial, que oferece terapia, prevenção à recaída, atendimento à família, atendimento acolhedor e oficinas terapêuticas; já o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CapsI), é voltado para atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos psíquicos e mentais, além de usuários de drogas; e o Centro de Atenção Psicossocial Casa Aberta, no bairro Vila Julieta, que atende adultos com transtorno mental e sofrimento psíquico grave, como psicose, neurose e autismo.

Quem quiser receber os atendimentos do programa deve procurar pessoalmente os serviços, ou agendar por telefone. Há também o encaminhamento por unidades de saúde.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.