No Dia de Hoje – 21 de outubro

No dia 21 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Mulher-Maravilha. A data, assim como a campanha foram criadas quando a super heroína da DC Comics foi nomeada Embaixadora Honorária para as Mulheres e Meninas pelas Nações Unidas com a missão de dar visibilidade ao 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca alcançar a igualdade de gênero para as mulheres e meninas até 2030. Nas histórias fictícias da mitologia, a princesa Diana de Themyscira foi a vitoriosa dos desafios físicos e mentais assumindo a função de embaixadora de seu povo e defensora da verdade e da justiça no mundo do patriarcado.

A campanha foi lançada no 75º aniversário da primeira aparição da heroína num gibi, no ano de 2016. A heroína passou a ser usada nas mídias sociais da ONU para promover a igualdade de gênero e a total participação feminina na vida pública, com a hashtag #WithWonderWoman. A ideia era atingir os mais jovens e materiais gráficos nas mídias sociais e um livro em quadrinhos sobre o empoderamento das mulheres e meninas foram produzidos nas seis línguas oficias da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

Segundo o repórter Jill Lepore em artigo para a revista New Yorker Magazine, em 2014, a ‘Mulher Maravilha foi concebida pelo Dr. Marston para criar um padrão entre as crianças e jovens de uma feminilidade forte, livre e corajosa; para combater a ideia de que as mulheres são inferiores aos homens, e para inspirar as meninas a terem auto-confiança e a se realizarem no esporte e nas ocupações e profissões monopolizadas por homens’, porque ‘a única esperança para a civilização é a maior liberdade, desenvolvimento e igualdade das mulheres em todos campos da atividade humana.

Segundo a ONU, a força da Mulher Maravilha e sua luta por justiça e paz ajudarão a chamar a atenção da campanha para cinco pontos:

– Falar contra a discriminação e limitações das mulheres e meninas;
– Reunir forças contra violência e abuso baseados no gênero;
– Apoio e participação efetiva e igualdade de oportunidades para mulheres e meninas em liderança em todos os aspectos da vida, incluindo o local de trabalho;
– Assegurar que todas as mulheres e meninas tenham acesso à educação de qualidade;
– Compartilhar exemplos reais de mulheres e meninas que estão fazendo a diferença todos os dias.

Esta é uma das muitas iniciativas das Nações Unidas que visam garantir a igualdade de gênero e incluem campanhas como Planeta 50-50 até 2030, entre outras.

A Mulher-Maravilha é uma personagem fictícia de histórias em quadrinhos publicadas pela editora estadunidense DC Comics, originalmente é uma super-heroína guerreira de origem greco-romana. Como emissária de Themyscira para o Mundo do Homem, assume o pseudônimo de Diana Prince, identidade secreta que ela adotou para se aproximar da humanidade no Universo DC.

Entre os super-heróis, ela era a mulher independente, não menina. Membro honorário da Sociedade de Justiça da América, primeiro grupo de super-heróis a aparecer historicamente nas Histórias em Quadrinhos. Na Era Prata, fundadora da Liga da Justiça permanecendo até hoje. Sua primeira aventura foi na revista All Star Comics #8 de dezembro de 1941, nos Estados Unidos, escrita pelo psicólogo-escritor William Moulton Marston, com pseudônimo Charles Moulton. Com o sucesso alcançado, ela ganhou sua própria revista em quadrinhos em maio de 1942, Wonder Woman #1, que foi transferida exclusivamente para a DC Comics em 1944.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.