Região começa campanha de vacinação contra poliomielite nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira, dia 8, em todo o Brasil e também na região a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (conhecida como paralisia infantil) e Multivacinação para Crianças e Adolescentes menores de 15 anos, que termina em 9 de setembro. Em Resende, todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8 às 16h para atualização de caderneta de vacinação desse público-alvo.

Além disso, está previsto no município o Dia D de mobilização nacional no dia 20 de agosto. E em paralelo a estas campanhas, também será realizada a vacinação contra a gripe para crianças maiores de seis meses que ainda não foram vacinadas. Vale destacar que para a campanha de vacinação deste ano, os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação, além dos documentos pessoais, até o posto de saúde mais próximo da residência.

Em Itatiaia, a programação também é semelhante. De acordo com a coordenadora de Imunização, Andrea Millen, as doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira em todos as unidades básicas de saúde.

A nova campanha contra a Poliomielite busca alcançar ao menos 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade. A última vez que isso ocorreu no Brasil foi em 2015, quando as taxas de vacinação começaram a cair.

Já a campanha de multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, conforme calendário previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Dessa forma, são disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19, entre outras.

No município, é fundamental que os responsáveis levem a caderneta de vacinação para a conferência das doses aplicadas e atualização da situação vacinal. Para a entrada nos locais é obrigatório o uso de máscaras, sendo que para crianças de até dois anos não é necessário o uso do acessório de proteção.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção. O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de eliminação da doença. Em todo o mundo, as campanhas de imunização reduziram de centenas de milhares para apenas algumas dezenas o número de casos por ano. Recentemente, porém, a doença reapareceu em alguns países, levantando um alerta.

Foto: Raimundo Brasil/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.