No Dia de Hoje – 10 de julho

Resgate de treinador e jovens atletas demorou pouco mais de 15 dias para ser concluído (Fotos: Reprodução/Internet)

No dia 10 de julho de 2018, foi concluído com sucesso o resgate da caverna de Tham Luang, uma missão de salvamento internacional contínua para resgatar um grupo de 12 garotos de 11 a 17 anos de idade de um time de futebol tailandês que ficou preso, juntamente com seu treinador de 25 anos, em Tham Luang Nang No (em tailandês, “Grande Caverna da Senhora Adormecida”), uma caverna na província de Chiang Rai, na Tailândia, em 23 de junho daquele ano.

A forte chuva que caía na região inundou parcialmente a caverna durante sua visita no mesmo dia. Eles foram dados como desaparecidos poucas horas depois e as operações de busca começaram imediatamente. Esforços para localizá-los foram dificultados pelo aumento dos níveis de água, e nenhum contato foi feito por mais de uma semana. O esforço de resgate se expandiu em uma operação massiva em meio a intensa cobertura da mídia e interesse público.

Mais de 1 mil pessoas estiveram envolvidas na operação de resgate, incluindo forças especiais da Marinha Tailandesa, bem como equipes e assistência técnica de vários países, incluindo o Reino Unido, China, Mianmar, Laos, Austrália, Estados Unidos, Rússia, Finlândia, Suécia, Ucrânia e Israel.

Policiais durante trabalho de procura por acessos alternativos a caverna

Em 6 de julho, o mergulhador Saman Kunan, de 38 anos, morreu enquanto retornava de uma expedição que levou suprimentos aos meninos. Ele era sargento da reserva da marinha tailandesa.

Já o presidente da Fifa, Gianni Infantino, enviou uma carta ao presidente da Federação Tailandesa de Futebol convidando os meninos, treinador e todos os envolvidos no resgate para assistirem à final da Copa do Mundo de 2018 caso eles fossem resgatados a tempo de comparecerem ao evento.

As operações de retirada do grupo duraram três dias (8 a 10 de julho), concluindo um moroso processo de preparação. No dia 8 de julho foram retirados quatro rapazes, outros quatro no dia seguinte, e no dia 10 saíram os últimos cinco ocupantes, incluindo o treinador. Cada um foi retirado acompanhado de dois mergulhadores profissionais.

Durante a operação os rapazes foram sedados com Cetamina para diminuir o risco de hipotermia (o segundo rapaz a sair da gruta tinha uma temperatura corporal de apenas 35 graus) e ataques de pânico.

Além do treinador Ekapol Chantawong, de 25 anos, foram resgatados Chanin Vibulrungruang (Titan), de 11 anos; Panumas Sangdee (Mig), de 13 anos; Duganpet Promtep (Dom), de 13 anos; Somepong Jaiwong (Pong), de 13 anos; Mongkol Booneiamม (Mark), de 13 anos; Nattawut Takamrong (Tern), de 14 anos; Ekarat Wongsukchan (Bew), de 14 anos; Adul Sam-on, de 14 anos; Prajak Sutham (Note), de 15 anos; Pipat Pho Nick, de 15 anos; Pornchai Kamluang (Tee), de 16 anos e Peerapat Sompiangjai (Night), de 17 anos.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.