
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) começou neste domingo, dia 3, a realização do Exercício Simulado com os Cadetes do 4º ano da formação de Oficial Combatente do Exército Brasileiro. Até o dia 16 de abril, cerca de 400 militares, 65 viaturas, sendo 5 blindadas, 3 aeronaves e 2 drones serão empregados na atividade, prevista para acontecer em Resende, Porto Real e Quatis (em diversos locais).
Além do deslocamento em vias dos municípios citados, haverá também a realização de tiro de festim, imitando com perfeição o combate real. O exercício simulado, que terá a coordenação da Seção de Instrução Especial (SIEsp), acontecerá sempre das 4h (madrugada) até a 0h (meia-noite), nos dias especificados.
Segundo a nota da academia, divulgada na semana passada, a Aman agradece a compreensão dos moradores e enfatiza que essa ação é fundamental para a entrega de militares de excelência para o Brasil, e que trata-se de um grande aprendizado prático a o Cadete, pois num contexto de conflito contemporâneo, de guerra irregular os futuros oficiais serão colocados em situações que eles terão que tomar decisões diante de forças irregulares exercendo funções de comando junto às suas tropas.
Em Quatis, segundo nota da Prefeitura, o exercício militar dentro do município acontece no período de 3 a 8 de abril e no período do dia 11 ao dia 16 do referido mês. Conforme citou a Aman, o exercício militar acontece nos bairros Mirandópolis, Jardim Polastri, Pilotos, e também na área rural em propriedade particular, na estrada que liga Quatis com o Bom Retiro.
A Prefeitura, por meio da Aman, informou ainda “que vai manter a população informada sobre todos os fatores com relação à ação realizada, e tomará medidas necessárias para evitar possíveis transtornos”. “Contamos com a colaboração e agradecemos a compreensão de toda a população!!”, finaliza a nota.


