Eleição suplementar é marcada por detenções de acusados de crimes eleitorais

Maioria das ocorrências policiais registradas em Itatiaia na manhã deste domingo, dia 13, tinham ligações com a eleição suplementar

Movimentação tranquila pela manhã, mais agitada pela tarde, e como não podia faltar, com o surgimento de vários crimes eleitorais. Assim foi o cenário descrito pela equipe do jornal BEIRA-RIO, que acompanhou neste domingo, dia 13, a eleição suplementar realizada em Itatiaia, e que escolheu dentre os concorrentes o candidato Irineu Nogueira (PTB).

Local onde se concentra o maior número de seções eleitorais e o maior número de eleitores no município, a movimentação no Ciep 488 Ezequiel Freire, no bairro Jardim Itatiaia, seguia tranquila até por volta das 10 horas, quando foi denunciada uma tentativa de compra de voto. Segundo informações da polícia, um funcionário público foi flagrado durante um patrulhamento da PM na Avenida Lauro Mendes Bernardes, perto da instituição de ensino onde ocorria a votação.

O veículo de passeio que utilizava foi apreendido com material de campanha com um dos candidatos, que inclui panfletos e bandeiras alusivas à campanha, mas o acusado negou que fosse distribuir o material nas ruas. Ele foi autuado por propaganda eleitoral após o prazo estipulado pelo Artigo 39 da Lei 9504/1997.

Não muito longe dali, no bairro Campo Alegre, a polícia fez outra apreensão de material também no final da manhã, ao abordar outro veículo em frente a uma pousada localizada na praça do bairro, denunciado por compra de voto. Foram encontrados 90 folhas de papel com a inscrição “Pesquisa Eleitoral”, dois envelopes com diversas folhas novas com a mesma inscrição e quatro banners com o nome de outro candidato.

Outras denúncias também envolveram boca-de-urna no bairro Vila Magnólia e infração de regras no ato da votação em Penedo. No primeiro, um homem foi detido após ser denunciado por fazer boca-de-urna na Rua Santo Agostinho, perto da praça do bairro Vila Maia. Ele confirmou aos agentes que havia sido contratado para distribuir santinhos, dizendo que ganharia por isso.

No outro caso, ocorrido em Penedo, um eleitor teve seu celular apreendido, por volta das 8h30, quando este foi flagrado por uma mesária fotografando o próprio voto na urna, e esta comunicou o ocorrido a um auxiliar do TSE. O eleitor foi levado para a 99ª DP para prestar esclarecimentos e teve seu celular apreendido. Em todos os casos, os envolvidos foram ouvidos pela polícia e liberados.

Mãe e filho, Maria Aparecida e Alessandro (no detalhe) foram votar pela manhã no Ezequiel Freire

MÃE QUER MELHORIAS NA SAÚDE E EDUCAÇÃO. FILHO, NO MERCADO DE TRABALHO
A equipe do jornal BEIRA-RIO encontrou um movimento tranquilo nas primeiras horas da manhã de votação no Ezequiel Freire, e teve a oportunidade de entrevistar alguns eleitores que escolheram o horário para ir às urnas.

Dentre eles estavam uma mãe e seu filho, hoje empregado dentro do município. A dona de casa Maria Aparecida da Costa Silva fala sobre o que espera do próximo prefeito. “Esperamos que melhore nossa saúde e educação, que também é péssima. Precisamos de um hospital decente (se referindo ao Hospital Municipal)”, citou.

Seu filho, o operador de voltagem Alessandro da Costa Mendonça Silva, que trabalha no setor de mão de obra da fábrica da SEB, instalada há menos de cinco anos em Itatiaia, defende que a mesma oportunidade que recebeu no mercado de trabalho seja concedida a outros moradores da cidade.

– Não posso pensar só em mim, pois tenho um sobrinho que ficou desempregado e teve que se mudar para Portugal, e somente lá conseguiu mudar de vida. Espero que o prefeito consiga trazer mais oportunidades para que os jovens não precisem se mudar daqui de Itatiaia por causa de empregos – completou Alessandro, que vem se qualificando para melhores oportunidades na empresa onde trabalha.

Ele concluirá este ano a faculdade de Processos Gerenciais no polo da Unicnec, que funciona no Colégio Cenecista Castelo Branco, de Itatiaia. o curso tem duração de até três anos.

Já no período da tarde, mesmo com a tranquilidade registrada neste em outros dois locais de votação (Escola Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, na Vila Pinheiro, e Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, no Centro), nas imediações destes as ruas estavam tomadas de eleitores e de fiscais de partido, porém sem maiores tumultos ou outras denúncias de compra de voto ou boca-de-urna.

Foto: Divulgação/Diário de Itatiaia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.