PMR orienta beneficiários de programas federais a atualizar dados do CadÚnico

Beneficiários são atendidos no Cras Parque Minas Gerais (Foto: Raimundo Brasil/Divulgação PMR)

Começou a valer na última semana o novo programa do Governo Federal, chamado Auxílio Brasil. O benefício chegou para substituir o Bolsa Família às famílias que encontram-se em situação de pobreza ou extrema pobreza. O benefício faz parte da Medida Provisória nº 1.061, de agosto de 2021. Segundo o governo, as famílias beneficiárias do Bolsa Família não precisam fazer um novo cadastro, já que a migração é automática.

Vale ressaltar que os benefícios do Governo Federal são intermediados pelo Cadastro Único (CadÚnico). Através desta plataforma é feita uma triagem em que o perfil das pessoas é analisado e aprovado ou não para receber os benefícios sociais. Ou seja, para receber qualquer benefício da União é necessário não somente estar inscrito na plataforma como também manter os dados atualizados.

O Programa Auxílio Brasil conta com três tipos básicos de benefício. O primeiro é “Primeira Infância”, destinado a famílias que tenham crianças entre zero e 36 meses incompletos pago por pessoa.

O critério “Composição Familiar” é destinado àquelas famílias que tenham gestantes e pessoas de 3 a 21 anos incompletos (também pago por pessoa). O critério para enquadrar neste quesito é estar matriculado na educação básica, no caso de pessoas que tenham entre 18 e 21 anos incompletos. Para ter direito ao valor, crianças, adolescentes e jovens devem ter entre 60% e 75% de frequência escolar mensal, de acordo com a faixa etária. Outro quesito é “Superação da Extrema Pobreza”, no qual o valor mínimo por pessoa é calculado e pago por família que tenha renda abaixo do valor da linha da pobreza.

A família pode receber os três benefícios básicos. No entanto, “Primeira Infância” e “Composição Familiar” são pagos, no máximo, até cinco por família.

– Para que os moradores não deixem de receber os benefícios, é necessário que os cadastros estejam atualizados. Somente através do cadastro é possível dar entrada em qualquer que seja o benefício. O Cras oferece atendimento para esclarecer as dúvidas dos moradores e atualizar os cadastros – disse a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo.

Em Resende, quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (24) 3354-1458, (24) 3355-0544 (também WhatsApp) e e-mail: pbfcadunico.resende@gmail.com. Para agendar o atendimento para inscrição ou atualização dos dados no CadÚnico, é só entrar em contato com o Cras do bairro onde mora.

Confira o telefone do Cras de cada bairro:

Toyota: 3360-5098
Paraíso: 3381-2074
Itapuca: 3360-5239
Itinerante: 3360-9510 / 98857-5515 (WhatsApp)
Lavapés: 3360-9887
Jardim Esperança: 3354-4676
Parque Minas Gerais: 3355-0267

Até o momento, os novos valores definitivos não foram anunciados pelo Ministério da Cidadania. Porém, os antigos beneficiários do Bolsa Família migrarão automaticamente para o Auxílio Brasil e poderão usar o mesmo cartão e senha para sacar o valor.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.