O que pode ter causado o problema nas redes sociais?

Ainda que não haja uma razão oficial para os problemas observados no início da tarde de segunda-feira, dia 4, com o WhatsApp, o Facebook e outros serviços de internet, é possível que o responsável seja o DNS.

O DNS, ou sistemas de nomes de domínio (DNS é a sigla em inglês), são responsáveis pela tradução dos nomes de domínios utilizados na barra de endereço dos navegadores (URLs) para os endereços IPs correspondentes. Seria muito mais difícil memorizar e digitar “216.58.210.163” ao invés de “www.google.com”, por exemplo. Para acessar os sites na internet, inevitavelmente, a conexão acaba se comunicando com um servidor DNS, que é o responsável por saber qual o endereço IP que deve ser acessado.

Geralmente, quedas em massa de sites estão ligadas com problemas no DNS, como aconteceu esse ano em julho, em que páginas ficaram inacessíveis após uma falha no DNS da empresa Akamai Technologies.

Segundo especialistas, caso o DNS não funcione da forma correta, o site fica inacessível, o que pode ter ocorrido com o WhatsApp e os outros serviços. No Twitter, o executivo da empresa de servidores Cloudfare, Dane Knecht, constatou que foram registrados problemas com o DNS do Facebook. Knecht explica que os protocolos BGP foram removidos da internet. BGP é o sistema pelo qual o endereço trafega antes de abrir um site. Sem ele, o endereço fica “perdido” e não dá para carregar a página.

Por enquanto, oficialmente, o Facebook ainda não explicou o que causou a queda de suas redes, a empresa disse apenas que “estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”. O problema da conexão das redes sociais foi solucionado e o funcionamento destas voltou à normalidade na noite desta segunda-feira.

Foto: Divulgação/Pixabay

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.