Número de grávidas com Dengue dobra em 2013

De acordo com dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, nas 14 primeiras semanas de 2013 já foram registrados mais que o dobro de casos do mesmo período do ano passado. De janeiro até agora, foram notificados casos de dengue em 358 grávidas no Rio de Janeiro, a maioria moradoras das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Em 2012, no mesmo período, foram 164 notificações da doença.

— Os riscos de uma gestante adquirir dengue são iguais aos de qualquer outra pessoa. Porém, os cuidados precisam ser redobrados. É necessário enfatizar a importância do acompanhamento clínico regular nos serviços de saúde para verificar os sinais de alarme e o reconhecimento da doença. O diagnóstico precoce é vital para que a intervenção seja feita em tempo hábil, afirma Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde.

No protocolo de atendimento a pacientes com dengue do Ministério da Saúde, as gestantes devem receber acompanhamento ambulatorial com hidratação supervisionada e o exame de hemograma é obrigatório. A cada 24 horas, deve ser feita uma nova avaliação de seu estado de saúde. Ainda segundo o documento, elas ocupam classificação de risco intermediário.

Fonte: Assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde

Foto: revistacrescer.globo.com

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.