No Dia de Hoje – 18 de setembro

Walter Forster e Vida Alves entraram pra história da TV brasileira com o primeiro beijo em novelas na Tupi (Foto: Acervo Pró-TV)

Em 18 de setembro de 1950 era inaugurada em São Paulo a primeira emissora de TV em operação no Brasil e na América do Sul, a TV Tupi, de propriedade dos Diários Associados, do jornalista Assis Chateaubriand. Mesmo dentro de estúdios pequenos e com o equipamento precário, o nascimento da emissora foi solene.

Chateaubriand presidiu a cerimônia que contou com a participação de um cantor mexicano, Frei José Mojica, que entoou “A canção da TV”, hino composto pelo poeta Guilherme de Almeida, que contou também com a atriz Lolita Rodrigues, especialmente para a ocasião. Um balé de Lia Marques e declamação da poetisa Rosalina Coelho, nomeada madrinha do “moderno equipamento” fizeram parte do show.

A jovem atriz Yara Lins foi convocada especialmente para dizer o prefixo da emissora — PRF-3 — e o de uma série de rádios que transmitiam em cadeia o acontecimento. A seguir entrou a programação na tela dos cinco aparelhos instalados no saguão do prédio dos Diários Associados.

Há muitas histórias a respeito desse dia. Uma delas é que, empolgado, Chateaubriand com problemas na vida pessoal, teria quebrado uma garrafa de champanhe numa das duas câmeras RCA, fazendo com que a TV no Brasil entrasse em cena com apenas metade de sua capacidade, isto é: com apenas uma câmera. Outra é que, acabada a inauguração, a equipe se deu conta de que não havia o que colocar no ar no dia seguinte, pois ninguém havia pensado nisso.

No entanto, acostumados à improvisação e rapidez do rádio, os pioneiros não tiveram problemas em se adaptar ao moderno veículo e aprenderam muito: ator virava sonoplasta, autor dirigia, diretor entrava em cena. A TV Tupi, dos primeiros anos, era uma verdadeira escola. Dois dias depois da primeira emissão, em 20 de setembro de 1950, estreou o primeiro programa humorístico, chamado Rancho Alegre, com Mazzaropi. Aos poucos, outros programas ganharam forma: o primeiro telejornal, a primeira telenovela. Nos primeiros tempos, os atores, acostumados ao rádio, gritavam em cena, assustando os telespectadores.

Dentre os pioneirismos da primeira emissora de TV do Brasil estão a primeira geração de atores, atrizes e diretores, além da criação da telenovela, exibida em capítulos, em 1951, com a novela “Sua vida me pertence”, na qual Vida Alves e Walter Forster protagonizaram a primeira cena de um beijo em novelas.

Na metade da década de 1960, com a chegada do videotape e a expansão das transmissões em micro-ondas, foi formada a Rede de Emissoras Associadas, com as emissoras pertencentes ao conglomerado e parceiras, como a TV Difusora de São Luís, que juntas transmitiram novelas e a Copa do Mundo de 1970. Uma dessas novelas foi Beto Rockfeller, de Bráulio Pedroso, de 1968, que revoluciona a linguagem da televisão. A partir da figura de um anti-herói, surge um novo estilo de interpretação, mais natural.

Se durante a primeira década de sua existência a Tupi foi líder absoluta, nos anos 1960, as emissoras concorrentes, que surgiram nos anos seguintes (RecordTV, em 1953, hoje a emissora mais antiga do país; TV Globo, em 1965; TV Excelsior, que existiu entre 1960 e 1970; e até a TV Bandeirantes, em 1967) aprimoraram sua programação para lutar pela audiência.

Durante a década de 1950, a Tupi era o canal de maior audiência do Brasil, seguido pela RecordTV e pela TV Paulista. Com a crise enfrentada pelos Diários Associados, e abalada por problemas financeiros, mal administrada e sem investimentos, perde qualidade e audiência.

A partir da década de 1960, o canal perderia a liderança de audiência para a RecordTV e posteriormente o segundo lugar para a TV Excelsior, ocupando o terceiro lugar. Em 1967, foi superado em audiência pela TV Globo, assumindo o quarto lugar de audiência no restante da década.

Durante a década de 1970, devido a extinção da TV Excelsior, passa novamente a ocupar o terceiro lugar, sendo superado pela Rede Globo, em primeiro lugar desde 1969, e pela RecordTV, em segundo lugar.  Em 18 de julho de 1980, devido a problemas administrativos e financeiros, a Tupi saiu do ar com parte de suas concessões cassadas pelo Governo Federal.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.