Conselho consultivo do Revis da Lagoa da Turfeira toma posse em Resende

Tomaram posse nesta quarta-feira, dia 15, no antigo plenário de Câmara de Resende, os conselheiros consultivos Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Lagoa da Turfeira, criado no ano de 2016, sendo fruto da assinatura do Termo de Ajuste e Conduta (TAC) da montadora Nissan junto ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), ao Ministério Público Federal (MPF), à Prefeitura de Resende e ao Governo Estadual, em 31 de março de 2014.

A cerimônia de posse foi realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que deu posse aos membros junto com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas). Segundo o Inea, este Conselho tem como principal função garantir a transparência para a gestão das unidades de conservação, além de contribuir para a elaboração e implantação do Plano de Manejo, integração das Unidades de Conservação (UCs) às comunidades, setor privado, ONGs e poder público, assim como a outras áreas protegidas do entorno.

O conselho conta com o trabalho do Programa de Fortalecimento de Conselhos, do Inea, que supervisiona a criação e a renovação dos conselhos gestores das unidades de conservação administradas pelo instituto, além de sistematizar todo o conteúdo gerado nas reuniões destes conselhos.

As ações previstas no programa, como reuniões periódicas, a realização de diagnósticos rápidos participativos (DRP), emissão de posicionamentos quanto ao uso territorial do espaço protegido e ações voltadas ao cumprimento dos objetivos de criação das unidades de conservação, vêm sendo desenvolvidas com empenho objetivando o fortalecimento da gestão participativa nas UCs, sejam elas de proteção integral ou de uso sustentável.

– Para a formação dos Conselhos gestores, são utilizadas metodologias participativas adequadas ao perfil de cada grupo. Com isto, podemos aprimorar cada vez mais a administração de todas as nossas unidades de conservação estaduais – explica o Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, que participou da cerimônia.

Além de Pampolha, o evento também contou com a presença de convidados, entre eles o presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), Wilson Moura; e os vereadores de Resende, Renan Marassi (PL); e de Quatis, Willian de Carvalho (DEM). Confira abaixo os nomes dos membros do Conselho Consultivo do Revis Lagoa da Turfeira:

Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (Amar)/Prefeitura de Resende
Titular: Adriana dos Santos Souza
Suplente: Alexandre de Souza Chagas

Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)
Titular: Carlos Augusto Gabriel Menezes
Suplente: Eliana Michelle Paviotti Fischer

BirdsRio Birdwatching
Titular: Hudson Marins Soares

Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH Médio Paraíba)
Titular: Flávia Cristina de Almeida Cordovil Pires
Suplente: Vera Lúcia Teixeira

Conselho Regional de Biologia da 2ª Região RJ/ES
Titular: Jadiel de Barros Teixeira
Suplente: Almir Fraga Folly Junior

MAN Latin America
Titular: Yula Cristina de Araújo Maia
Suplente: Marcelo Daibert Martinelli Vidal

Nissan do Brasil Automóveis
Titular: Miguel Ângelo Miranda
Suplente: Tamira Oliveira dos Anjos

Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS)
Titular: Gabriel Lamdim Aleixo
Suplente: José Carlos Gomes*

Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo/Prefeitura de Resende
Titular: Yuri de Carvalho Maia
Suplente: Agenor Maia de Siqueira

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Titular: Carin Von Mühlen
Suplente: Denise Celeste Godoy de A. Rodrigues

* O suplente ainda será definido pela entidade. Além disso, a OAB Resende ainda será convidada a fazer parte do conselho

Foto: Fabiano Veneza/Divulgação Inea

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.