“Não posso me permitir falhar”: o desafio do mais jovem presidente de Câmara eleito na região

Willian será o presidente de Câmara mais jovem da região em 2022

Levando-se em conta os regimentos internos das câmaras de vereadores dos quatro municípios da Região das Agulhas Negras, Quatis é o único deles onde o mandato de cada Mesa Diretora não permite reeleições seguidas e o mesmo dura apenas um ano, sendo que nos demais municípios esse mandato dura dois anos.

Sendo assim, enquanto as demais cidades irão manter no próximo ano seus presidentes eleitos em 2021 (em Resende, Reginaldo Engenheiro Passos, do Podemos; em Itatiaia, Tim Campos, do Solidariedade; e em Porto Real, Carlinho Tchaia, do Avante), Quatis terá um novo representante no principal cargo da Mesa Diretora, não apenas no mandato, mas também na idade.

Nascido um ano após a emancipação do município, que pertencia a Barra Mansa, o professor de dança Willian de Carvalho Rosário (DEM) tem apenas 30 anos, e assumirá a presidência da Mesa Diretora em 2022 sendo atualmente o mais novo no cargo em toda as Agulhas Negras (entre os demais parlamentares, Reginaldo tem 39 anos, Carlinho Tchaia tem 47 anos e Tim Campos, 48 anos). O jovem parlamentar foi eleito no dia 25 de fevereiro deste ano, curiosamente um dia antes de seu aniversário.

A menos de um ano de sua posse como presidente, Willian já estava eleito para a atual Mesa Diretora, mas como primeiro-secretário, no início do ano. A experiência de fazer parte de uma mesa diretora logo em sua estreia como vereador o tem ajudado na futura tarefa, uma vez que a função que exerce hoje exige bastante dedicação.

– Um primeiro-secretário atua nas comissões e precisa se conectar a pessoas que entendem de assuntos envolvidos nos mais diferentes projetos de lei, tem que ouvir o que elas têm a dizer. Não pode sair aprovando projetos para serem encaminhados pra votação nas sessões de qualquer jeito. Sempre procuro ler os projetos que chegam para mim e discutir e perguntar para quem entende dos assuntos para ter certeza de como encaminhar os mesmos no plenário, infelizmente tem parlamentares que não querem perder tempo lendo – cita o parlamentar, que já foi pressionado algumas vezes por colegas para que os projetos fossem encaminhados rapidamente pra votação.

O futuro vereador (o último sentado da esquerda pra direita) ao lado de integrantes do Grupo Feliz Idade (Cras Centro) nas Ruínas de São João Marcos, em Rio Claro

Ele ressalta a importância desse procedimento. “Quando venci as eleições, as pessoas me deram votos de confiança e esperança. Se eu fizer algo errado, posso frustrar as esperanças delas. Por isso não posso me permitir falhar”.

Eleito em 2020 como o candidato ao Legislativo mais votado na história de Quatis, Willian obteve 6,11% de votos (609), mas sua história na política começou bem antes. Segundo filho em uma família de quatro irmãos, ele cresceu no bairro Santo Antônio, região periférica de Quatis. Começou em 2007, aos 16 anos, como voluntário através do projeto “Oficina de Ideias”, realizado em Resende entre jovens de toda a região Sul Fluminense.

Um ano mais tarde, participou do Projeto Alerj Parlamento Juvenil, onde foi eleito o representante de Quatis. Na ocasião elaborou um projeto de lei que promovia o debate entre jovens e estimulava o protagonismo dentro das unidades escolares do Estado do Rio de Janeiro. Aos 17 anos, elaborou o Estatuto do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Américo Pimenta, onde estudava, e meses depois se tornou o Presidente. Enquanto esteve no cargo criou diversos projetos, como o Recreio com Arte.

Também nesse ano Willian passa a unir sua aptidão à política com a área cultural, atuando de forma voluntária a na frente de dois projetos, o Show de Talentos e o Hip-Hop no CIEP 492, onde proporcionou aulas de danças urbanas para 120 crianças e adolescentes. Sua expriência como professor de dança o levou para trabalhos na Apae de Quatis e junto ao Projeto Dança e Magia, atuando com professor em Quatis, Resende e Barra Mansa.

No dia da diplomação, no Fórum de Porto Real/Quatis

ELEITO COM POUCOS RECURSOS
Entre 2015 a 2019, quando teve a oportunidade de trablhar pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), uniu suas experiências com dança junto aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, sendo um instrumento para fomentar a dança entre crianças, jovens e idosos de Quatis e também dos distritos, do Quilombo Santana e localidades rurais. “Comecei a dar aulas em lugares onde ninguém queria ver ou enxergar, em comunidades como o Novo Surubi (em Resende, onde trabalhava em um projeto na Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves), onde percebi que as políticas públicas não chegavam de forma suficiente”.

Foi então que decidiu partir de fato para uma carreira política. “Acabei decidindo por me tornar candidato a vereador, tanto que essa trajetória de muitos anos fazendo trabalhos e ações voluntárias para atender jovens, idosos e pessoas com deficiência, além de parceria com comércio para eventos diversificaram o meu público de alcance e foi o que me ajudou a ser eleito, mesmo com poucos recursos”, relembra.

Dentre as metas de campanha de Willian estiveram a inserção de jovens nono mercado trabalho e o fortalecimento cultural, visando o bem-estar e elevação da autoestima da população local. Depois de eleito, ele tem buscado dar visibilidade ao público LGBTQIA+ e às mulheres vítimas de violência doméstica, mobilizar a iniciativa privada na geração de empregos e a atenção das autoridades para as comunidades rurais e quilombolas.

POLO INDUSTRIAL
Questionado sobre os investimentos que Quatis – considerado o município com menor arrecadação da Região das Agulhas Negras – receberá, o parlamentar fala sobre a expectativa da construção do Polo Industrial, anunciado em agosto deste ano graças a uma indicação do deputado Noel de Carvalho (PSDB).

– Quando a gente fala em política pública, também falamos em sonhos e fomento. Quatis tem uma arrecadação de aproximadamente R$ 66 milhões ao ano, que é menor que o de outros municípios como Itatiaia, por exemplo (que tem arrecadação de aproximadamente R$ 200 milhões ao ano) e um perfil rural, mas tem uma área de Zona Especial de Negócios (ZEN) onde esperamos que essas empresas cheguem para aumentar as oportunidades de empregabilidade e de renda, pois lá tem energia e água suficiente para se manterem – completa.

A área da ZEN recebeu na última quinta-feira, dia 16, a visita da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro, ao lado do prefeito Aluísio d’Elias, acompanhado do secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Israel Cunha, e da secretária municipal de Meio Ambiente, Caroline Teixeira Lopes, além da equipe técnica da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) para verificar as condições da área para o prosseguimento do processo que a prefeitura protocolou junto à Secretaria de Estado a fim de realizar obras de infraestrutura.

Fotos: Reprodução/Redes Sociais e Divulgação/CMQ

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.