No Dia de Hoje – 1º de setembro

Cid Moreira e Hilton Gomes apresentaram a primeira edição do “Jornal Nacional” (Foto: Reprodução/TV Globo)

No dia 1º de setembro de 1969, estreava o “Jornal Nacional”, primeiro telejornal brasileiro a ser transmitido em rede nacional. Em pouco tempo, o noticiário tornou-se o mais importante do país, alcançando altos índices de audiência. A primeira edição foi apresentada por Hilton Gomes, ao lado de Cid Moreira, que encerrou o programa dizendo: “É o Brasil ao vivo aí na sua casa. Boa noite”. A partir dali até o último dia de Cid na bancada, o “Boa Noite” virou marca registrada do apresentador.

Atualmente, o JN, como é conhecido, tem cerca de 45 minutos de duração (30 em dias de futebol ao vivo) e faz a cobertura completa das principais notícias no Brasil e no mundo. É apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos e segue líder de audiência no horário nobre. Já passaram pela bancada do noticiário personalidades do telejornalismo como Sérgio Chapelin, Glória Maria (que foi a primeira repórter a entrar no ar, ao vivo), Celso Freitas, Lilian Witte Fibe e Fátima Bernardes, entre outros.

No decorrer de sua existência, o telejornal promoveu mudanças com a utilização de novas tecnologias, como a troca do filme 16 mm pela instalação da ENG (Eletronic News Gathering), que permite a edição eletrônica de videoteipe. Também passou por várias reformulações em seu cenário e chegou a ser apresentado por um âncora de outras partes do planeta. Isso aconteceu em 1994, quando foi realizada a cobertura de uma Copa do Mundo nos Estados Unidos, sendo o JN apresentado no país-sede. Carlos Nascimento apresentou as reportagens e informações sobre a seleção brasileira direto das cidades onde jogava a seleção.

Desde o ano de 1996, o noticiário é ancorado por William Bonner, que ao lado de Lillian Witte Fibe, substituiram Cid Moreira e Sérgio Chapelin. Dois anos mais tarde, apresentou o JN ao lado de Fátima Bernardes, na época sua companheira, até o ano de 2011.

Fontes: Memória Globo e Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.