Quatis atualiza decreto de prevenção contra Covid-19

Com base na 38ª edição do Mapa do Risco da Covid-19, de 30 de junho, que mostra a situação da pandemia em risco moderado (bandeira amarela) na Região do Médio Paraíba, considerando o Decreto Estadual nº 47.454, de 21 de janeiro de 2021 que dispõe sobre medidas de enfrentamento da propagação do novo coronavírus em decorrência da situação de emergência da saúde e que a Secretaria de Educação se preocupa com a educação de qualidade a todos os alunos, o município de Quatis divulgou uma atualização nas medidas de proteção.

Dentre as principais atualizações estão: a permissão da retomada das aulas presenciais da rede pública municipal condicionada à implementação do Plano de Retomada das Aulas Presenciais, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação; o funcionamento de bares e restaurantes com 50% da capacidade, de 8h à 1h do dia seguinte, mas com vetos a realização de show e música ao vivo; e também o retorno das atividades físicas da terceira idade para quem já tenha tomado as duas doses da vacina em prazo superior à 15 dias, com termo e atestado médico.

Outras mudanças também destacadas são a permissão de capacidade máxima de 50%, a promoção de evento social, cultural e esportivo e festas de qualquer natureza, respeitando as medidas de proteção à vida deste Decreto; a  permissão e realização de todo e qualquer esporte de contato ou não, com realização de campeonatos de qualquer espécie, sendo proibida a presença de torcida.

Segundo o mesmo levantamento, Quatis também está classificado na bandeira amarela, assim como a região e o estado do Rio de Janeiro. O município não tem dados de UTI ou de enfermarias lotadas, mas registrou queda no número de internações por Covid-19, segundo análise comparativa entre a semana epidemiológica 27 (4 a 10 de julho) e a 23 (06 a 12 de junho) de 2021. Na última semana (27), Quatis teve apenas 288 internações contra 1.832 da semana 23. Em relação a mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), esse número também caiu. Na primeira semana pesquisada, foram 798 contra 240 da última citada.

Confira o Decreto na íntegra clicando aqui.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.