Colégio completa 110 anos com homenagens na Câmara de Resende

Nesta terça-feira, dia 1º, aconteceu uma homenagem aos 110 anos do Colégio Estadual João Maia, feita pelo aluno Allan Pimenta, no plenário da Câmara de Resende, aos professores e ex-alunos que já passaram pelo colégio. Estiveram presentes no evento o diretor geral da instituição, o professor Reginaldo Souza, e a diretora adjunta Gisele Américo Soares, que se emocionou com a homenagem (na foto, ao lado do aluno). Além deles, também marcaram presenças o professor Nelson Matias, o vereador Paulinho do Futsal (Cidadania) e o deputado Noel de Carvalho (PSDB) (os três na foto abaixo).

A data de fundação da unidade escolar, 1º de junho de 1911, marcou a mudança de nome da antiga Escola Complementar e Grupo Escolar Hilário Ribeiro para Dr. João Maia, em homenagem ao jurista, escritor e historiador resendense João de Azevedo Carneiro Maia, considerado o Pai do Municipalismo Brasileiro, morto em 1902.

A unidade escolar segue funcionando no mesmo local desde 15 de março de 1925, em um terreno comprado e doado por descendentes do Barão do Bananal (Luís da Rocha Miranda), onde o governo do Estado do Rio mandou construir na Praça Oliveira Botelho um prédio em estilo colonial. Naquele ano, estudavam 403 alunos, dos quais 288 eram do sexo feminino. Sua diretora era a professora Maria da Glória Peixoto Santos. O prédio novo do Grupo Escolar Dr. João Maia, foi inaugurado em um ato festivo que contou com a presença de autoridades da época.

Com o crescimento de Resende, a estrutura do imóvel se modificou, pois se fazia necessário a abertura de novas salas de aula. Finalmente em 1969, na gestão do governador Geremias Fontes, teve início a obra, que demoliu a torre central e as duas janelas da obra original. Em compensação o seu espaço foi ampliado, passando a ter dois pavimentos.

Nos últimos anos, a unidade escolar estadual – que atende estudantes do Ensino Médio e do EJA – se destacou pela participação dos alunos em concursos e campanhas que tratam de questões voltadas para a preservação da natureza, entre outros temas.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.