Itatiaia e Resende seguem com a campanha de Vacinação contra Febre Aftosa

Começou nesta quarta-feira, dia 19, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Itatiaia. A imunização, de acordo com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, é gratuita e destinada aos bovinos e bubalinos dos pequenos produtores, que poderão agendar a visita da equipe diretamente na Secretaria. O lançamento oficial da Campanha aconteceu no Sítio Rio Bonito, no bairro Jardim Manchete, com a realização da vacinação dos primeiros animais.

A primeira etapa da campanha segue até o dia 31 de maio e compreende os animais de todas as faixas etárias. Em novembro, está prevista a segunda etapa, que é destinada aos animais de até dois anos de idade. Para solicitar o agendamento o pequeno produtor deve comparecer a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária ou agendar pelo telefone (24) 3352-1439. A Secretaria fica localizada na Marginal da Rodovia Presidente Dutra, na altura do bairro Vila Marins, nº 156. O horário de funcionamento é de 8h às 12 horas e de 13h30 às 17 horas.

Além de Itatiaia, outro município que também realiza a campanha é Resende, onde o prazo final pra vacinar vai até o dia 31. O Núcleo de Defesa Agropecuária (NDA) também vem orientando os produtores rurais em relação a primeira etapa da campanha a vacinar todos os animais, não esquecendo que desde o ano de 2019 houve mudanças na aplicação da dose, ou seja, de 2 ml por dose animal. O uso de vacina antiga é proibido.

Outra exigência é que os produtores, em função de mudanças no sistema operacional SIAPEC3, deverão adquirir as doses preferencialmente em revendas dentro do estado do Rio de Janeiro. E ao comprar em revendas de outros estados se certificar previamente se a mesma está cadastra no sistema SIAPEC3.

Em função das determinações tanto em nível estadual como municipal relacionadas a Covid-19, o NDA recomenda que a fim de evitar aglomerações em seu escritório, as declarações preenchidas juntamente com a Nota Fiscal da vacina deverão ser enviadas para o e-mail, ou ainda pelo WhatsApp comercial (24) 3381-0776, dentro do mês da campanha de vacinação.

O atendimento no escritório nesse período será apenas para casos especiais e com hora marcada. Os produtores que não realizarem a vacinação, além de sofrerem as penalidades previstas em lei, poderão ter suas propriedades interditadas, ficando proibidos de comercializar e transitar com seus animais, bem como o leite e seus produtos derivados.

Foto: Divulgação/PMI

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.