Municípios da região começam a vacinar gestantes e pessoas com autismo e outras deficiências

Depois de iniciarem a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades com idades entre 18 e 59 anos, os municípios de Resende e Itatiaia anunciaram que também estão começando a vacinar pessoas nessa faixa etária com autismo, síndrome de Down, gestantes, puérperas e com Alzheimer. Em Resende, a imunização começou nesta quarta-feira, dia 5, e acontecerá nos próximos dias das 8 às 12 horas.

O município realizará a vacinação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em gestantes, puérperas, pessoas com Transtorno do Espectro Autista e pessoas com Síndrome de Down, que poderão receber a primeira dose da vacina em qualquer posto de saúde ou policlínica. Este grupo pode procurar os postos de saúde em qualquer dia, sempre no período da manhã.

Vale lembrar que não é necessário realizar cadastramento prévio para a vacina, basta comparecer à unidade de saúde e apresentar os seguintes documentos: identidade, comprovante de residência e laudo médico de comprovação. Todas as gestantes a partir de 18 anos poderão ser vacinadas, sem a necessidade de possuir alguma comorbidade. Para as gestantes e puérperas há ainda outra recomendação. Estas mulheres devem ficar atentas ao período entre as vacinas contra a Covid-19 e a da Influenza. O intervalo recomendado é de 14 dias entre uma vacina e outra.

Além dos novos grupos prioritários, a vacinação segue acontecendo para pessoas com outras deficiências permanentes, com idade de 58 anos. Poderão se vacinar homens e mulheres de 58 anos, apresentando um laudo médico de comprovação da deficiência permanente. A imunização acontecerá também nos postos de saúde, durante a manhã, paralelamente a vacinação com pessoas com comorbidades de 58 anos.

Em Itatiaia, a vacinação será ampliada nesta quinta-feira, dia 6, e sexta-feira, dia 7, também para moradores com idade entre 18 e 59 anos, com autismo, Alzheimer, deficiência intelectual permanente e síndrome de Down. De acordo com o setor de Imunização, esses moradores receberão a primeira dose da vacina Astrazeneca, na Policlínica Municipal, no Centro, das 9 às 15h30.

– Vamos imunizar o cuidador dessa pessoa também. Para receber a dose, quem cuida deverá apresentar documento de identidade e cópia de certidão de nascimento da pessoa que ele cuida. Atenderemos todos os participantes e cuidadores da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Fundace – explicou a coordenadora de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen.

Para receberem a dose, todos devem apresentar documento de identificação, comprovante de residência, cartão do SUS e carteira de vacinação (se tiver).

MORADORES COM COMORBIDADES SEGUEM SENDO IMUNIZADOS
A vacinação de moradores com comorbidades teve início, nesta segunda-feira, dia 3. Segundo o levantamento do setor de Imunização, até o momento, 219 pessoas receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca. O primeiro grupo a receber é o de moradores com diabetes, obesidade mórbida e imunossuprimidos. A expectativa é na outra semana, do dia 10 de maio, já ampliar a vacinação para outros grupos com comorbidades, dependendo da chegada de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Plano Nacional de Imunização, neste momento, serão imunizadas pessoas com: diabetes, hipertensão pulmonar ou arterial resistente (comprovando uso de 3 ou mais medicamentos anti-hipertensivos), hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatias, arritmia cardíaca, próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular (incluindo Doença de Parkinson), doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

E a Prefeitura segue cadastrando moradores de 18 a 59 anos, com comorbidades, para vacinação contra a Covid-19. O primeiro passo é preencher um cadastro, disponibilizado, no site da Prefeitura, ou através do link especial para cadastro.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.