Covid faz crescer número de óbitos em relação ao número de nascimentos no estado

A pandemia do novo coronavírus vem trazendo dados recordes nos cartórios civis do Rio de Janeiro. Segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil, a diferença em março entre o número de nascimentos e de mortes registrados ficou 35% abaixo da média histórica do Estado, que gira em torno de 6.769 registros (em média, nascem 6,7 mil crianças a mais do que a quantidade de óbitos registrados). O terceiro mês deste ano registrou 16.644 nascimentos contra 15.644 mortes, uma pequena diferença de mil registros de nascimentos a mais.

A redução na diferença, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado (Arpen-RJ), acontece mesmo em meio a uma “reação” das gestações no mês de março, pois o alto número de mortes provocadas pela covid-19 impediu que o Estado avançasse mais na equação nascimentos x óbitos, que vem caindo desde o agravamento da pandemia em janeiro deste ano.

No Brasil esses dados não ficam muito atrás. A diferença entre nascimentos e mortes, que sempre esteve em média na casa dos 137 mil – em média, nascem 137 mil crianças a mais do que a quantidade de óbitos registrados ao mês – caiu drasticamente a pouco mais de “apenas” 48 mil nascimentos a mais, chegando a uma redução em torno de 90 mil em relação à média histórica, e à metade dos cerca de 90 mil registrados nos meses desde o início da pandemia. O país registrou nos cartórios 182.750 mortes contra 230.861 nascimentos somente em março.

Em Resende, a diferença também é pequena, com 157 nascimentos e 126 mortes. O município teve apenas no mês passado 31 nascimentos a mais. Ao todo, foram registradas somente em março 4.433 mortes pela covid-19 no Rio de Janeiro, além das 72.599 mortes no Brasil e 27 em Resende.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e mortes praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.