Vacinação contra Gripe: a prioridade deve ser pela vacina contra Covid-19

A campanha de vacinação contra o vírus da influenza, conhecido popularmente como gripe, deveria ter começado em todo o estado do Rio de Janeiro, na terça-feira, dia 14, mas apenas na tarde de ontem que os municípios receberam orientações e recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) relacionadas a aplicação dos imunizantes. Após distribuir na segunda e terça-feira, dias 12 e 13, para os 92 municípios como primeira remessa 555.600 doses e também milhares de seringas.

A principal orientação é em relação ao intervalo para a imunização entre as duas vacinas. Em sua página na internet, a SES-RJ recomenda que haja um intervalo de 15 dias entre uma dose e outra. Segundo a recomendação, quem tomou a CoronaVac precisa esperar 15 dias após a segunda dose para receber a vacina de influenza.

Para quem tomou a Oxford/Astrazeneca, a vacina da gripe pode ser aplicada 15 dias após a primeira dose. Além disso, segundo a SES-RJ, a orientação do Ministério da Saúde é aplicar primeiro a vacina contra a Covid-19. A Secretaria ainda disponibiliza as respostas para as dúvidas mais frequentes, que podem também ser conferidas na tabela que está abaixo desta matéria.

Devido ao mau tempo na terça-feira, dia 13, o início da campanha sofreu um atraso nas regiões Norte, Noroeste, Centro-Sul, Médio Paraíba (onde fica Resende e os municípios das Agulhas Negras) e Baía da Ilha Grande, pois as vacinas só puderam chegar nessas localidades na quarta-feira. Já as cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá retiraram as doses na última segunda-feira, dia 12, em caminhões e vans, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. E as cidades da Baixada Fluminense, Região Serrana e Baixada Litorânea receberam no dia seguinte o imunizante por aeronaves do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Polícia Civil.

A campanha contra a gripe começou vacinando na quarta-feira os profissionais de saúde que atuam em unidades de saúde. A partir de segunda-feira, dia 19, as doses estarão nos postos de saúde para imunizar também crianças, gestantes, puérperas e povos indígenas.

A vacinação contra influenza ocorre em três etapas, e a expectativa é que sejam imunizadas 6,8 milhões de pessoas, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, entre outros. Confira a tabela abaixo:

 

Confira as dúvidas sobre a vacinação contra gripe:

– Posso tomar a vacina da gripe junto com a vacina contra Covid-19?
Não. É preciso aguardar 15 dias entre uma dose e outra. Caso tenha tomado a CoronaVac, é preciso esperar 15 dias após a segunda dose para receber a vacina de influenza. Para quem tomou a Oxford/Astrazeneca, a vacina da gripe pode ser aplicada 15 dias após a primeira dose.

– Se eu tiver que optar entre tomar uma das vacinas, qual eu tomo primeiro?
A orientação do Ministério da Saúde é que seja priorizada a vacina contra Covid-19.

– Se eu tomar a vacina contra a gripe estarei também imunizado contra Covid-19?
Não. A vacina da gripe protege apenas contra o vírus da influenza. Não há qualquer imunização cruzada.

– Por que eu devo tomar a vacina da gripe neste momento?
Porque nos meses de julho, agosto e setembro, entramos no período de sazonalidade da gripe no Brasil, quando o número de casos aumenta, e a vacina ajuda a prevenir os casos graves e óbitos causados pela doença.

– Posso ter sintomas após a aplicação da vacina contra gripe?
Caso tenha qualquer alteração após a aplicação, é preciso procurar o posto de saúde onde ocorreu a imunização. A vacina contra gripe já é bem conhecida, aplicada todos os anos, e já se mostrou segura.

– Estou com sintomas gripais. Posso me vacinar?
Pessoas com diagnóstico e/ou sinais sugestivos de gripe ou Covid-19 devem se vacinar após a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

– Eu já tive Covid-19 e estou recuperado. Posso me vacinar contra a gripe?
Sim, pode.

Fotos: Divulgação/SES-RJ

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.