Falta de insumos faz Hospital em Itatiaia priorizar atendimento a pacientes graves

“Bomba…Bomba! Tivemos a informação que o Hospital de Itatiaia estaria de porta fechada para atendimento, e direção, no desespero, pede todo material que ainda resta nas unidades de saúde para tentar amenizar a situação… Alô alo vereadores, alô alô MP… A população pede socorro!”, diz a postagem de uma moradora de Itatiaia no grupo “Acontece em Itatiaia”, nas redes sociais.

Esta foi a situação que usuários da unidade de saúde passaram nesta quarta-feira, dia 14, ao encontrarem as portas fechadas, e com um aviso colocada no vidro de uma das janelas informando que “se encontram suspensos temporariamente os atendimentos externos, com exceção às urgências” (foto ao lado).

O jornal BEIRA-RIO fez contato com a Prefeitura de Itatiaia para esclarecer o que vem acontecendo dentro do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros. Em nota de esclarecimento enviada nesta quarta-feira, o superintendente da unidade, Paulo Azizi, confirmou que o hospital não fechou totalmente. Apenas encaminhou os pacientes de menor gravidade para as Unidades Básicas de Saúde, e recebeu normalmente aqueles que necessitam de atendimento de urgência e emergência.

O procedimento, de acordo com o superintendente (na foto à esquerda), foi necessário para garantir a segurança de pacientes mais graves, uma vez que foram identificados pela direção do hospital baixos estoques de alguns insumos e medicamentos necessários ao funcionamento da unidade de saúde. Dentre os materiais que necessitam de reposição estão o algodão, as seringas, equipo de soro, sonda vesical, ataduras e alguns tipos de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

A prefeitura informou que a Secretaria de Saúde já licitou a compra de mais insumos e negocia com fornecedores a entrega antecipada de materiais para esta quinta-feira, dia 15. A expectativa é de que o estoque esteja reposto e o Hospital funcionando normalmente no fim de semana, inclusive para casos leves.

Azizi, no entanto, tranquiliza os pacientes que têm procurado a unidade com sintomas de covid-19. Eles estão sendo atendidos normalmente no Centro Especializado de Tratamento (Hospital de Campanha), anexo ao Hospital, sem qualquer interrupção.

“Como é público e notório, em função da Pandemia de Covid-19, o sistema de saúde em todo o país, público e privado, vem encontrando dificuldades de abastecimento de insumos básicos, como ocorre neste momento em Itatiaia. A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em solucionar o problema relatado pela Direção do Hospital no menor tempo possível para que a unidade possa retomar o atendimento dos casos menos graves o mais rapidamente possível”, encerra a nota.

Confira abaixo o vídeo com o esclarecimento do superintendente:

Fotos e vídeo: Reprodução/Redes Sociais

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.