Cosems-RJ e Aemerj se unem para ação conjunta contra a covid-19

Preocupados com o avanço do coronavírus em todo o estado do Rio de Janeiro, a Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), através de seu presidente Luiz Antonio da Silva Neves; e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems), através do presidente Rodrigo Oliveira, divulgaram de forma conjunta uma nota na quarta-feira, dia 24, onde “conclamam toda população fluminense, Prefeitas e Prefeitos, Secretárias e Secretários de Saúde para uma ação conjunta visando conter a crescente transmissão da covid-19 e diminuir drasticamente a circulação do vírus” em todo o estado.

Ainda segundo a nota, as entidades afirmam que “o cenário é de extrema gravidade e de tomada de decisão para garantir a defesa da vida da população, por meio da adoção de medidas restritivas de circulação de pessoas, para evitar aglomerações e propagação do vírus”.

A nota ainda destaca que o dia 26 de março é apontado “como data de início para intensificação de decisões conjuntas para conter a circulação do vírus, aproveitando o período do feriado prolongado aprovado pela Alerj, para intensificação de 10 dias de combate à transmissão da covid-19”. “É urgente barrar a circulação o vírus! Vírus estão nas pessoas! Quanto mais demora, pior fica a economia e vidas se perdem!”, alertam as entidades.

Além disso, prefeitos, secretários, líderes empresariais, comunitários e religiosos são convidados para a “decisão para salvar vidas como única possibilidade de resgate do desenvolvimento do estado, das atividades econômicas, da garantia de emprego e renda e de segurança social para toda população do estado”.

O documento também defende que o Governo do Estado deve cumprir o seu papel estratégico de coordenação das ações, “reforçando e apoiando as urgentes medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19 nas diversas regiões do estado”. As entidades se mostram preocupadas com a sobrecarga do sistema de saúde traduz-se no aumento impactante de internações, tanto em enfermarias e principalmente em UTI, e encerram pedindo que haja distanciamento e uso de máscara, como ação de prevenção e proteção contra o contágio.

As entidades encerram a nota apostando na vacina. “Apostamos na Vacina para todos! Vacina Já! No fortalecimento do SUS como o sistema de saúde capaz de cuidar de toda população!! SUS FORTE! SUS VIVO!!”, completa.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.