Municípios da região e do estado recebem nova remessa de vacinas contra Covid-19

Será feita nesta quinta-feira, dia 10, a nova remessa de vacinas da Coronavac pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) para 88 municípios, incluindo a Região das Agulhas Negras. Ao todo, serão 131.110 doses para os 92 municípios do estado do Rio, sendo que os lotes destinados ao Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo foram enviados na tarde desta terça-feira, por meio de caminhões. Nesta quarta-feira, será a vez de Maricá receber a entrega por via terrestre. A entrega das doses das vacinas para os 88 municípios do interior acontecerá via helicópteros.

A remessa de mais de 282 mil doses foi enviada ao estado no último fim de semana pelo Ministério da Saúde (MS). Elas, que estão armazenadas na câmara fria da Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA), em Niterói, foram contabilizadas e registradas, sendo que metade do lote será enviado aos municípios para ser aplicado como primeira dose no grupo prioritário pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A outra metade do lote será enviada aos municípios dentro do prazo (21 dias) para a aplicação da segunda dose, garantindo o cumprimento do esquema vacinal.

Em ofício endereçado aos 92 municípios, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) afirma ser de extrema importância que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de imunização, priorizando os grupos elencados no PNI e de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidoses seja utilizado em sua plenitude Além disso, o documento orienta para que denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.

Entre os dias 18 de janeiro e 9 de fevereiro, a SES-RJ recebeu 1.040.320 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 855.320 da CorovaVac e 185 mil da Oxford/AstraZeneca. Já foram entregues 714.690 doses aos 92 municípios. Dessas, 244.560 foram destinadas à segunda dose da Coronavac, para atender à população que recebeu as doses enviadas no primeiro lote, do dia 20 de janeiro.

Lembrando que os grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a covid-19 foi estabelecida pelo Programa PNI. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por: profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos; pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas; trabalhadores dessas instituições e povos indígenas vivendo em terras indígenas.

Até as 9h desta terça-feira, dia 9, os 92 municípios registraram juntos mais de 270 mil pessoas vacinadas contra a covid-19 no estado. Em Resende foram vacinadas até o momento 3.278 pessoas, metade do número de pessoas infectadas pela doença. Em Porto Real, esse número de imunizados chega a 416, sendo eles profissionais da saúde (o número de idosos ainda não foi contabilizado, mesmo com o início da vacinação desse grupo nesta terça-feira). Em Itatiaia, a vacina já chegou a 718 pessoas.

PORTAL SOBRE  A VACINAÇÃO
A SES-RJ lançou na última quinta-feira, dia 4, o Portal Vacinação Covid, com o objetivo de esclarecer dúvidas e dar mais transparência aos dados relacionados à vacinação contra covid-19 no estado do Rio de Janeiro. O portal conta com um vacinômetro, simulador de fases de vacinação, em que o cidadão fluminense poderá saber em que etapa da campanha ele se encaixa, além de uma área com perguntas e respostas.

O novo site permitirá ao cidadão acompanhar a evolução da vacinação no estado, checar as fases prioritárias da campanha, conforme definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, e simular o seu lugar na fila da vacina. Também será possível esclarecer dúvidas como segurança da vacina, público a ser vacinado, efeitos adversos, entre outras informações que auxiliem no combate às notícias falsas relacionadas ao tema. O portal estará em constante atualização, buscando reunir informações e notícias sobre a vacinação.

Foto: Divulgação/SES-RJ

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.