Nesta quarta-feira, dia 27, o distrito resendense de Engenheiro Passos recebeu o projeto itinerante dos castramóveis, desenvolvido pela Prefeitura de Resende. Os trailers, destinados para a castração das populações canina e felina das áreas mais afastadas e zona rural de Resende, estão baseados nas imediações da sede da Administração Regional de Engenheiro Passos, na Avenida das Camélias, entre 9h e 16h, de segunda a sexta-feira, por tempo indeterminado.
A edição teve início com o processo de triagem para a realização do procedimento de castração de cães e gatos. Segundo o diretor do Hospital Veterinário, Felipe Quinane, existem vários critérios estabelecidos para o atendimento dos pets nos castramóveis.
– O projeto visa beneficiar o público residente, principalmente, nas áreas mais afastadas e zona rural. Os castramóveis atendem, exclusivamente, cães e gatos com idade igual ou superior a seis meses, sem enfermidades, com exceção da população canina braquicefálica (focinho achatado ou curto). A partir da implantação do projeto no bairro onde o interessado reside, basta comparecer com o seu pet de estimação para a avaliação veterinária. No ato da triagem, é importante que o dono do animal apresente documento com foto (maior de 18 anos) e comprovante de residência de Resende, especificamente da localidade atendida pelo castramóvel. Posteriormente, a equipe do CCZ agendará data e horário para retorno, quando o animal será operado. No ato da confirmação da data, a equipe também orienta sobre as condições do animal no pré-operatório – frisa.
Os dois castramóveis, que foram fabricados em Botucatu, nos Estado de São Paulo, funcionam como trailers com toda estrutura necessária para o atendimento. Cada módulo possui quatro salas: uma de preparo animal; outra de antissepsia e paramentação; uma sala cirúrgica; e uma de recuperação e prescrição médica.
O projeto começou a funcionar em julho de 2020, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, respeitando todas as medidas de segurança sanitária necessárias devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em um período de seis meses, o projeto já percorreu as seguintes localidades: distrito de Vargem Grande; Fazenda da Barra II; Fazenda da Barra III; Fazenda da Barra I; e Surubi Velho. A seleção dos locais para execução do projeto ocorre de acordo com a demanda, com base em levantamento promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Até dezembro de 2020, foram castrados 601 cães e gatos pelo projeto volante.
Foto: Divulgação/PMR